Pedagogia Câmpus Alfenas




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 8 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Alfenas
  • Criação: Decreto Federal nº 70.578 de 22/05/1972, publicado no DOU de 23/05/1972 pág. 4482
    Parecer do CEE 46/72 (Administração Escolar e Magistério)
    Decreto Federal nº 92.634 de 06/05/1986, publicado no DOU de 07/05/1986 pág. 6.567
    Parecer do CEE 730/85 (Supervisão Escolar e Orientação Educacional)
    Resolução CAP nº 5 de 04/02/1993 da Universidade de Alfenas (Inspeção Escolar)
  • Reconhecimento: Decreto Federal nº 78.049 de 15/07/1976, publicado no DOU de 16/07/1976 pág. 9.495
    Parecer do CFE 1.532/76 (Administração Escolar e Magistério)
    Portaria MEC 618 de 21/12/1988, publicado no DOU de 22/12/1988 pág. 25.198
    Parecer CFE 01218/88 (Supervisão Escolar e Orientação Educacional)
    Portaria MEC 1044 de 31/08/1995, publicado no DOU de 01/09/1995
    Parecer CEE 440/95 (Inspeção Escolar)
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 581 de 06/10/2016, publicada no DOU de 10/10/2016

AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE 2017
3
CPC 2017
4
CC MEC
4

CONTATO
Curso de Pedagogia - Câmpus Alfenas
E-mail: pedagogia.alfenas@unifenas.br
Telefone: (35) 3299-3198
Endereço: Rodovia MG 179, Km 0, Trevo
Bloco 03
CEP 37132-440

COORDENAÇÃO
Formação sólida e integral

O curso de Pedagogia da UNIFENAS promove a formação integral do estudante e capacita-o ao exercício profissional. Suas diretrizes curriculares o tornam apto para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio (Normal e Educação Profissional), na área de serviços e apoio escolar, na administração escolar, além de hospitais, empresas, ONG’s, museus, editoras e brinquedotecas.


Estrutura voltada para o real

A estrutura do curso de Pedagogia garante ao estudante informações e habilidades que lhe permitirão uma atuação em todas as áreas de sua competência, tais como gestão democrática em espaços escolares e não-escolares; implementação e avaliação de processos educativos e de experiências educacionais, planejamento, execução e avaliação de processos (físicos, cognitivos, afetivos, estéticos, lúdicos, éticos e biossociais) de desenvolvimento em crianças, adolescentes, jovens e adultos. Para isso utiliza as novas tecnologias da informação e da comunicação, com enfoque no trabalho coletivo.


Aprofundamento e diversificação de estudos

A fim de fortalecer atitudes éticas, conhecimentos e competências, o currículo do futuro pedagogo é enriquecido com seminários, estágios e atividades práticas de extensão.
- Anais do Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras - Poemas e Crônicas
- Classificação do Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras - Poemas e Crônicas
- Anais do I Congresso de Educação
Anais do Fórum Musical
- I Fórum Música e Educação 2011
- II Fórum Música e Educação 2013
- III Fórum de Música e Educação 2014
- IV Fórum de Música e Educação 2015
Anais do Fórum de Pesquisas Científicas
- XIII Fórum de Pesquisas Científicas em Educação 2010
- XIV Fórum de Pesquisas Científicas em Educação 2012
- XV Fórum de Pesquisas Científicas em Educação 2013
Projetos de Extensão
- PROLAR – Projeto no Lar São Vicente de Paulo em Areado/MG
- IV SINAIS - Sinalização de Apoio à Inclusão Social
- Projeto DST/AIDS da UNIFENAS
- NIPEA - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Ambiental
- Projeto - Transitolândia - LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
- Projeto (des)envolver: Criança Musica e movimento
- XXIX SEMANA PEDAGÓGICA e V Seminário SEBRAE de Educação Empreendedora


Histórico

O curso de Pedagogia foi autorizado pelo Decreto Federal nº 70.578 de 22/05/72- DOU de 23 / 05 /72- p. 4482. Parecer do CEE 46 /1972, com Habilitações em: Administração Escolar e Magistério das Disciplinas Pedagógicas.
O primeiro processo de Reconhecimento de Curso ocorreu em 1976, peloDecreto Federal nº 78.049 de 15/07/76 publicado no D. O. U. de 16/07/76, pág. 9495. Parecer CFE 1532/76.
Em 1986 foram reconhecidas as habilitações: Supervisão Escolar e Orientação Educacional e em 1993, a habilitação Inspeção Escolar.
A última revalidação do processo de reconhecimento do curso ocorreu em 25/05/2004, pelo Decreto nº 365/2004, e é o que está em vigência, validando o curso na modalidade Licenciatura em Pedagogia.
Esse reconhecimento autoriza e possibilita, atualmente, as seguintes habilitações:
Docência na Educação Infantil (EI);
Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF);
Atuação nos Cursos de Ensino Médio (EM), na modalidade Normal;
Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar;
Outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.


Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UNIFENAS tem em sua base as Diretrizes Curriculares Nacionais próprias ao curso. Promove a formação integral do acadêmico e capacita-o ao exercício profissional. Suas diretrizes curriculares o tornam apto para o exercício da docência bem como em outras nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria pode ser voluntário ou remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias à sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

Os Estágios Curriculares Supervisionados têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.
Por meio do estágio curricular, o aluno passa a articular os fundamentos estudados na universidade, às práticas que vivencia. Essa articulação se dá por meio dos encontros regulares com o professor orientador do estágio supervisionado, proporcionando momentos ricos de reflexão. O estágio ocorre ao longo do curso, o que possibilita ao aluno um crescente e gradativo aprofundamento das questões teórico prático que envolvem as demandas profissionais do pedagogo.
Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado.



Perfil do Egresso

A estrutura do curso de Pedagogia garante ao educando informações e habilidades que lhe permitirão uma atuação em todas as áreas de sua competência, tais como elaboração e análise de materiais didáticos, gestão democrática em espaços escolares e não-escolares; implementação e avaliação de processos educativos e de experiências educacionais, planejamento, execução e avaliação de processos (físicos, cognitivos, afetivos, estéticos, lúdicos, éticos e biossociais) de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES

Extensão

As ações de extensão do curso de Pedagogia são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
A seguir são listadas algumas destas ações:
Curso de Libras
Curso de Braile
Programa Libras em Contexto
Projeto Amor Maior
Projeto (des)envolver: criança, música e movimento
Projeto PROLAR – Lar São Vicente de Paulo – Areado – MG
Projeto I SINAIS – Sinalização de Apoio a Inclusão Social
Projeto DST/AIDS
Projeto novas intervenções pedagógicas nas escolas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental – um equilíbrio entre a teoria e a prática
Projeto Teoria e Prática – Os Caminhos do Ensino e da Aprendizagem


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos alunos como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o aluno vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.



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