Terapia Ocupacional Câmpus Alfenas




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 4 anos
  • Período: modalidade modular (16 módulos)
  • Câmpus: Alfenas
  • Criação: 19/02/2024
  • Reconhecimento:-
  • Renovação de Reconhecimento:-

AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2016
NA
CPC
2016
NA
CC
MEC
NA

CONTATO
Curso de Terapia Ocupacional - Câmpus Alfenas
E-mail:
Telefone:
Endereço: Rodovia MG 179, Km 0, Trevo
Bloco 22
CEP 37132-440

COORDENAÇÃO
Destaque no panorama econômico

O Terapeuta Ocupacional formado na Unifenas, será um profissional de nível superior voltado aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.


Formação polivalente

A Unifenas promove a formação do terapeuta ocupacional que tem como objetivo beneficiar pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia. As atividades do profissional terapeuta ocupacional, estendem-se por diversos campos das Ciências de Saúde e Sociais.


Múltiplas áreas de atuação

O terapeuta ocupacional avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.


Histórico

O Curso de Terapia Ocupacional da UNIFENAS – Câmpus de Varginha foi criado em 2024 ( Portaria Reitoria nº 20 de 19 de fevereiro de 2024 ). O curso de Terapia Ocupacional forma profissionais com qualidade, adotando um modelo de ensino-aprendizagem que estimula o desenvolvimento do futuro profissional através de abordagens criativas e inovadoras. O curso de Terapia Ocupacional da UNIFENAS tem o intuito de formar profissionais que atuassem como profissionais da saúde mental, com grande campo de atuação e também nos diversos campos de trabalho, onde a presença deste profissional é indispensável.



Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional de Varginha tem como objetivo formar profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades, referente a atenção à saúde, integrando-se em fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos em programas de promoção, manutenção,prevenção, proteção e recuperação da saúde e pautado em princípios éticos no campo clínico terapêutico e preventivo das práticas de Terapia Ocupacional e na compreensão da realidade social, cultural e econômica no seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, atuando multiprofissionalmente,interdisciplinarmente e transdisciplinarmente.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) importantes na formação dos estudantes, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adotado como um requisito para a formação do estudante é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizará a vida intelectual do estudante. Este estudo objetiva a continuidade garantida da produção de conhecimentos. O aprofundamento da vida científica passará a exigir do estudante uma postura de autoavaliação didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa.
O TCC tem a função de reforçar os conteúdos ministrados aos estudantes no decorrer do Curso de Agronomia, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas. São pesquisas orientadas e propiciam o desenvolvimento da produção científica.


Estágios Curriculares Supervisionados

Os estágios curriculares supervisionado são oferecidos ao longo do curso, a partir do 3º período, e tem um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado. É uma etapa importante na formação do estudante por lhe trazer maturidade profissional e técnica, contato com profissionais da área, vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer. Os estágios supervisionados são realizados nas clínicas odontológicas e ambulatórios, bem como hospitais, laboratórios, clínicas, prefeituras, e outras entidades públicas e privadas conveniadas.


Perfil do Egresso

O perfil do egresso/profissional em Terapia Ocupacional, formado pela UNIFENAS, de acordo com as DCN’s (Resolução CNE/CES 6 de 19/02/2002), será de um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades, referente a atenção à saúde, integrando-se em fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde e pautado em princípios éticos no campo clínico terapêutico e preventivo das práticas de Terapia Ocupacional e na compreensão da realidade social, cultural e econômica no seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, atuando multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais. A participação dos alunos do Curso de Terapia Ocupacional em projetos de pesquisa ocorre em diversos setores da UNIFENAS.


Tutorial de utilização do portal da CAPES

Extensão

ATIVIDADES DE EXTENSÃO I -Articulação entre teoria e prática. Modalidades de extensão. Diretrizes de ações da extensão PROJETOS INOVADORES E INTEGRADORES I -Projetos de interesse profissional e de relevância cientifica. Articulação da teoria com prática. Desenvolvimento de múltiplas competências. Integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação ATIVIDADES DE EXTENSÃO II -Articulação entre teoria e prática. Modalidades de extensão. Diretrizes de ações da extensão. PROJETOS INOVADORES E INTEGRADORES II -Projetos de interesse profissional e de relevância cientifica. Articulação da teoria com prática. Desenvolvimento de múltiplas competências. Integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. ATIVIDADES DE EXTENSÃO III -Articulação entre teoria e prática. Modalidades de extensão. Diretrizes de ações da extensão. PROJETOS INOVADORES E INTEGRADORES III -Projetos de interesse profissional e de relevância cientifica. Articulação da teoria com prática. Desenvolvimento de múltiplas competências. Integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

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