É meta do curso de Estética e Cosmética da UNIFENAS a formação de profissionais aptos a trabalhar com o embelezamento associado à saúde e o bem-estar por meio de abordagens preventivas e reparadoras, com visão empreendedora capaz de gerir seu próprio negócio. O profissional formado poderá atuar em centros de estética, spas, academias, domicílios e outros estabelecimentos afins.
Trabalhando com dois pilares: saúde e beleza, a Estética e Cosmética é uma área de conhecimento que tem como objeto de estudo o bem-estar, a beleza humana e a qualidade de vida. Permite ao bacharel trocar informações com profissionais da área de saúde, desenvolver ações relacionadas à orientação de atividades que interagem na área de estética humana, administrando os cuidados e tratamentos prescritos e especializados.
A concepção do Curso de Estética e Cosmética está fundamentada em um curso inovador que vem atender ao mercado de trabalho, demandado por profissionais da área de Estética e Cosmética, visto o vasto perfil regional para a oferta de serviços especializados.
Todos estes aspectos de crescimento geram a necessidade e a busca por uma melhor qualidade de vida e, se torna imprescindível, a formação de profissionais que orientem por meio da educação, prevenção e tratamentos que levam a uma vida saudável.
O Projeto Pedagógico do Curso de Estética e Cosmética da UNIFENAS conduz a formação de profissional generalista e aborda as ações que aperfeiçoam o ensino de estética e cosmética para a formação de profissionais compromissados com a melhoria de vida da comunidade.
Os conhecimentos essenciais à formação do profissional de estética e cosmética o são desenvolvidos durante o curso em atividades diversas como: aulas teóricas e práticas, atividades complementares e integradoras, estágios, programas de extensão e de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e atividades que simulam o ambiente profissional, com o objetivo de atender as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) inerentes à profissão e também as exigências do mercado de trabalho.
Portanto, a UNIFENAS pretende não só preparar seu acadêmico para o mercado de trabalho, mas despertar-lhe uma percepção crítica dos problemas da sociedade, superando a simples transmissão repetitiva de conhecimento e buscando a criação de novas expressões do saber, a partir da realidade e expectativa da sociedade na qual está inserida.
O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares
As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.
O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
No curso de Estética e Cosmética, o estágio curricular supervisionado tem o objetivo de fomentar a relação ensino e serviços, ampliar as relações da universidade com a sociedade colocando o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais.
O estágio supervisionado do curso de Estética e Cosmética terá duração de 280 horas distribuídas em dois momentos: Estágios Curriculares I e II, desenvolvidos no 5º e 6º períodos, respectivamente. Os estágios curriculares supervisionados do Curso de Estética e Cosmética podem ser cumpridos em clínicas, salões de beleza, spas, clubes, hotéis, postos de saúde, locais estes conveniados com a UNIFENAS.
O egresso do Curso de Estética e Cosmética, modalidade bacharelado, deverá ter uma formação generalista, humanista e crítica, que seja qualificadora de sua intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
O perfil do egresso do curso de Estética e Cosmética da UNIFENAS será delineado por meio do cumprimento dos conteúdos curriculares trabalhados no decorrer do curso, sendo estes cuidadosamente planejados, revistos e reformulados semestralmente, por meio das oficinas de Planos de Ensino-aprendizagem a fim de se atingir as habilidades e competências necessárias.
O incentivo e o direcionamento dos discentes para atividades de pesquisa e extensão, além do estágio curricular, são estratégias importantes que complementam a caracterização deste perfil, assim como, a futura absorção dos egressos pelo mercado de trabalho.
O profissional formado pelo Curso de Estética e Cosmética da UNIFENAS estará preparado para diagnosticar, planejar e intervir frente aos interesses e necessidades da sociedade no que se refere à estética e à saúde.
A formação do egresso deverá entrelaçar os aspectos técnicos, científicos, culturais e éticos na busca da cidadania, da promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida.
Este profissional possuirá conhecimentos necessários para o desenvolvimento do exercício profissional, dentro do seu âmbito de atuação, capacitado a exercer as seguintes competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) gerais (competências humanísticas): Atenção à Saúde; Tomada de Decisões; Comunicação; Liderança; Administração e Gerenciamento; e Educação Permanente.
Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
As ações de extensão do curso de Estética e Cosmética acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
A criação de projetos de extensão e eventos inicia-se em sala de aula, pelos próprios estudantes, que, orientados por seus professores, estruturam e executam as ações. Estas ações apresentam características variadas, sendo sempre muito bem fundamentadas para que percebam sua importância e verifiquem um aprendizado mútuo entre a comunidade e o acadêmico.
Página da Extensão Universitária
O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional de Estética e Cosmética.
São eles:
- Laboratório de Morfologia
- Centro Anatômico I
- Laboratório Multidisciplinar
- Laboratório de Microbiologia e Imunologia
- Laboratório de Fisiologia e Farmacologia
- Laboratório de Técnicas e Procedimentos Emergenciais I
- Laboratório de Manipulações Farmacêuticas
- Laboratório Multidisciplinar de Estética e Cosmética I e II
Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.