A Arquitetura existe desde que o homem sentiu a necessidade de ter um teto para se abrigar e se proteger. O curso de Arquitetura une a formação artística e humana com disciplinas exatas. A carreira tem perfil generalista. Arquitetos trabalham com planejamento, acompanhamento de obras, projetos, arquitetura de interior, urbanismo, paisagismo e outras funções.
O profissional graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo está apto a projetar, coordenar e gerenciar construções, reformar espaços internos e externos, determinar os materiais utilizados na obra, sempre levando em consideração a disposição dos objetos, a funcionalidade do imóvel, trabalhar questões quanto a iluminação, ventilação, insolação, apresentar estratégias edificantes sustentáveis, realizar paisagismo e propostas urbanísticas através do desenho de espaços que fundamentem o crescimento, racionalização e humanização das cidades. O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país e no mundo, em especial na área da construção civil. No setor público também tem aumentado a procura por arquitetos. As regiões que mais oferecem vagas para esse profissional, no Brasil, são a Sudeste e a Sul.
A sustentabilidade é muito mais que uma tendência: é uma necessidade. Para a arquitetura do futuro a tecnologia, a sustentabilidade e a qualidade de vida são questões essenciais. O arquiteto é o profissional encarregado de usar a mistura de arte, senso prático e técnica para fazer essa transição para um novo tempo, mais bonito, funcional e integrado à natureza.
Os PIIs têm como finalidade aproximar os cursos de graduação da UNIFENAS das ações do mundo profissional e globalizado, na forma de componentes curriculares para os cursos de graduação, encontram-se previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e demais documentos normativos próprios da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Os PIIs permitem novas situações que facilitam o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. Os PIIs obedecem diretrizes evolutiva, capaz de criar mecanismos que estimulem o desenvolvimento de múltiplas competências: criatividade, diálogo e comunicação, pensamento sistêmico, adaptabilidade proativa, resiliência evolutiva, lideranças por propósitos, conhecimento digital, empatia multifocal, eficiência, agilidade não apressada, equilíbrio socioemocional e recapacitação. O PII prioriza o desenvolvimento de autonomia no discente favorecendo a real oportunidade futura de empregabilidade e trabalhabilidade, são desenvolvidos pautados nos pressupostos da interdisciplinaridade, das metodologias ativas e atenderão às seguintes diretrizes.
As atividades de extensão previstas no Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, são componentes curriculares obrigatórios nos cursos de graduação, regulamentadas na UNIFENAS por meio da Resolução CONSUNI nº 14 de 21 de dezembro de 2020. Elas integram às matrizes curriculares e à organização da pesquisa, constituindo-se em um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre a UNIFENAS e outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. Para este fim, as atividades de extensão estarão presentes nos cursos de graduação como disciplinas (componentes curriculares) e serão denominadas “Atividades de Extensão (ATEx)”.
O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.