É meta do curso de Biomedicina da UNIFENAS a formação de profissionais aptos a trabalhar em equipes multiprofissionais de saúde, atividades complementares de diagnóstico, análises clínicas, biomedicina estética, acupuntura, análise molecular, produção e análise de bioderivados, bioengenharia, análises bromatológicas e ambientais e diagnóstico por imagem.
O biomédico é capacitado para realizar, interpretar e responsabilizar-se tecnicamente por exames que enquadrem todos as áreas das análises clínicas de biologia molecular, acupuntura e biomedicina estética. Pode ainda, abraçar a carreira universitária e atuar em pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia.
Muito além da formação acadêmica, o biomédico da UNIFENAS tem à sua disposição palestras, seminários, simpósios, jornadas e congressos, monitorias, iniciação científica, ligas de citologia clínica, análises ambientais e toxicologia, além de seu envolvimento em projetos úteis à comunidade.
O Projeto Pedagógico do curso de Biomedicina é estruturado objetivando a formação profissional do futuro Biomédico apto a realizar todas as atividades relacionadas às habilidades e competências inerentes aos seus campos de trabalho. O desenvolvimento das disciplinas, os assuntos teóricos relacionados às suas aplicações práticas, trabalham conteúdos e conferem habilidades para o bom desempenho do aluno, de forma a atingir, progressivamente, o perfil almejado. Pretende-se que toda capacitação técnica seja oferecida ao longo do curso com vistas à formação do biomédico generalista, permitindo-lhe seu imediato ingresso no mercado de trabalho.
Sua matriz curricular foi criteriosamente definida para possibilitar ao aluno transitar pelas diferentes áreas de atuação, sem prejuízo de sua formação generalista. Além disso, nortearam a elaboração do Projeto Pedagógico alguns princípios educacionais básicos da Instituição, que consideram a educação um instrumento de transformação social, preparando o indivíduo para o mundo do trabalho e, muito, além disso, desenvolvendo sua consciência crítica frente aos problemas da sociedade.
O projeto pedagógico do Curso de Biomedicina da Universidade José do Rosário Vellano atende às Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CES n. 2 de 18.02.2003).
O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares
As Atividades Integradoras consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) importantes na formação dos estudantes, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adotado como um requisito para a formação do estudante é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizará a vida intelectual do estudante. Este estudo objetiva a continuidade garantida da produção de conhecimentos. O aprofundamento da vida científica passará a exigir do estudante uma postura de autoavaliação didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa.
O TCC tem a função de reforçar os conteúdos ministrados aos estudantes no decorrer do Curso de Biomedicina, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas. São pesquisas orientadas e propiciam o desenvolvimento da produção científica.
O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer. No curso de Biomedicina, o estágio curricular supervisionado tem o objetivo de fomentar a relação ensino e serviços, ampliar as relações da universidade com a sociedade colocando o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais.
Os Estágios Curriculares (obrigatórios) tem duração mínima de 660 horas, distribuídas em três etapas: Estágio I, II e III, desenvolvidos no 4º, 6º, e 8º períodos, respectivamente, com carga horária de 20, 40 e 600 horas.
Profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Dessa forma, compete ao biomédico, conforme as diretrizes curriculares, atuar em equipes de saúde, em nível tecnológico e nas atividades complementares de diagnósticos.
O profissional da área poderá especificamente exercer atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, bioengenharia e análise por imagem (excluída a interpretação); acupuntura, biomedicina estética e perfusão extracorpórea, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, atuar, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente.
Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
As ações de extensão do Curso de Biomedicina são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
A criação de projetos de extensão e eventos inicia-se em sala de aula, pelos próprios estudantes, que, orientados por seus professores, estruturam e executam as ações. Estas ações apresentam características variadas, sendo sempre muito bem fundamentadas para que percebam sua importância e verifiquem um aprendizado mútuo entre a comunidade e o acadêmico.
Página da Extensão Universitária
O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional de Biomedicina.
São eles:
- Laboratório de Anatomia e Fisiologia
- Laboratórios Multidisciplinares I, II e III
- Laboratórios de Análises Clínicas I e II
- Sala de Coleta
Outros Cenários de Práticas - conveniados
- Laboratórios de Análises Clínicas
- Bancos de Sangue
- Laboratórios de Citopatologia
- Laboratórios de Análises Ambientais
- Laboratórios de Análises Bromatológicas
- Laboratórios de Biologia Molecular
- Laboratórios de Bioetecnologia
- Centros de Imagenologia
Laboratórios de Informática
Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.