Notícias UNIFENAS

Notícias

4 de fevereiro de 2025

O futuro do ensino superior e a aplicação da IA


Everton Marques
Ampliar foto
Dra. Viviane, Fábio Reis, Profa. Maria do Rosário, Gabriel Lobitsky e Dra. Larissa no primeiro dia do 8º Fórum de Gestores da UNIFENAS

Em sua 8ª edição, o Fórum de Gestores da UNIFENAS reuniu pró-reitores, diretores, supervisores de câmpus e coordenadores de curso para trocarem experiências com especialistas que debatem os desafios e as inovações no ensino superior. A IA (Inteligência Artificial) esteve presente nos temas abordados nas palestras que ocorreram nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, no auditório da Biblioteca Central, da Universidade, em Alfenas.

A Profa. Dra. Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da UNIFENAS, fez a abertura oficial. Ela destacou a importância do evento ao afirmar que "tem como objetivo mobilizar todos os nossos líderes para juntos refletirmos sobre os desafios que teremos ao longo do ano e como os superaremos. O Fórum deste ano tem como tema central o futuro e como acolhemos e cumprimos a visão institucional, tão bem delineada pelo Prof. Edson Velano, nosso fundador".

A programação teve início com o palestrante Fábio Reis, doutor em História Social e diretor de Inovação e Redes do Semesp, que abordou o cenário atual do ensino superior. "Há toda uma discussão sobre inteligência artificial, sobre tecnologias, como as instituições estão trabalhando com as inteligências; preparando seus professores, dando ferramentas tecnológicas para os alunos trabalharem. Porque temos que preparar os alunos para o emprego que existe hoje e amanhã. Muitas vezes estamos preparando o aluno para o emprego que não vai existir. Então, temos que estar atentos aos cenários de mudanças da educação superior", afirmou.

Na sequência, Gabriel Lobitsky, executivo com mais de 25 anos de experiência em vendas B2B, discutiu os impactos da inteligência artificial no mundo empresarial. "Todo mundo fala de IA. Mas ninguém fala qual é o custo, o que preciso ter de equipe e quanto que eu tenho que investir em hardware. Então, estarei aqui compartilhando um pouquinho sobre casos de uso. O que as empresas podem usar com IA generativa, o que não deve usar e se quiser montar uma estrutura interna, por onde começar", explicou.

No segundo dia do evento, o professor Antônio Toledo, mestre em Epidemiologia e doutor em Infectologia, com MBA em IA, destacou a influência da inteligência artificial na gestão acadêmica e no ensino-aprendizagem. "A inteligência artificial é uma ferramenta. Ela vem tornar o ser humano mais produtivo. Ela não substitui o conhecimento humano e não substitui as habilidades humanas, as soft skills", afirmou.

Em seguida, Paulo Presse, especialista em análise de mercado educacional, abordou o tem “Cenário atual do mercado de ensino superior e possíveis futuros”. "Hoje, olhar essa estrutura do que é como produto ofertado para o aluno, cuidar dessa experiência do tratamento da recepção do calouro, do meu prospect, isso é muito relevante no cenário competitivo, não só do Brasil, como também em mercados menores", destacou.

O encerramento contou com a palestra de Fábio Cespi, vice-presidente da Techne e fundador do Lyceum, que compartilhou cases de sucesso em automação no ensino superior. "Minha missão hoje é contar um pouco para o corpo diretivo da Universidade o que nós temos visto no Brasil e no exterior em termos de tecnologia, automação e transformação da educação", afirmou.

Na abertura do Fórum também estavam presentes a Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira, e a Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento. No encerramento desta edição, a Dra. Viviane reforçou a importância da inovação e da qualidade educacional. Ela enfatizou que os desafios para 2025 passam pela observação de "como estamos medindo que o aluno, qual a experiência que ele tem aqui e como ele está saindo? Ele tem que sair muito melhor do que chegou aqui e com empregabilidade. Senão, não faz sentido o que nós estamos fazendo", pontuou.

O 8º Fórum de Gestores da UNIFENAS reafirmou o compromisso da instituição com a inovação e a excelência no ensino superior, promoveu reflexões estratégicas para o futuro da educação.