Fisioterapia Câmpus Varginha




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 9 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Varginha
  • Criação: Resolução CD nº 2 de 22/07/2002 da Universidade José do Rosário Vellano
  • Reconhecimento: Decreto 16/04/2007, publicado no “MG” de 17/04/2007 Diário do Executivo – Caderno I
    Parecer nº 189 de 27/02/2007 do CEE homologado pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 111/2021 de 4 de fevereiro de 2021.
AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2019
3
CPC:
2019
4


CONTATO
Curso de Fisioterapia - Câmpus Divinópolis
E-mail: fisioterapia.divinopolis@unifenas.br
Telefone: (37) 3212-7888
Endereço: Rua Tedinho Alvim, 1000
Bairro Liberdade
CEP 35500-000

COORDENAÇÃO
Formação de profissionais capacitados

Desde seu ingresso na instituição, o acadêmico de fisioterapia encontra à sua disposição uma infraestrutura completa com: biblioteca, laboratórios para aulas práticas, laboratório de informática, clínica-escola com mais de 500 m2 de área construída e equipada com modernos equipamentos. Conta, ainda, com uma piscina, coberta e aquecida, para fins terapêuticos. A seu favor, há um corpo docente altamente qualificado formado por Doutores, Mestres e Especialistas.


Sólida formação transdiciplinar

Ao longo de sua graduação, o acadêmico tem a oportunidade de realizar estágios de observação na clínica-escola, atendimentos supervisionados, além de serviços à comunidade, por meio das atividades de extensão.


Intensas atividades práticas

Nos últimos períodos, o acadêmico tem a oportunidade de realizar estágios supervisionados na Clínica-Escola de Fisioterapia, localizada no próprio Câmpus. Os estágios são desenvolvidos nos âmbitos preventivos e curativos nas áreas de: ortopedia traumatologia e reumatologia, geriatria e saúde do idoso, cardiorrespiratória, neurofuncional e hidroterapia.


Ampla área de atuação

O fisioterapeuta atua em hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, ambulatórios, clubes, academias, centros de reabilitação especializados, home-care, empresas e indústrias, órgãos públicos e universidades.


Histórico

O curso de Fisioterapia da Unifenas Câmpus de Divinópolis foi implantado em fevereiro de 2003 sendo reconhecido pelos órgãos competentes em dezembro de 2006 com o conceito A. Desde seu ingresso na instituição o acadêmico encontra à sua disposição uma infra-estrutura completa como: biblioteca, laboratórios para aulas praticas, laboratório de informática, clinica escola com mais de 500 m2 de área construída equipada com modernos equipamentos e também com uma piscina coberta e aquecida para fins terapêuticos. O aluno conta também com um corpo docente qualificado formado por Especialistas, Mestres e Doutores.


Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia, construído para nortear a formação do Fisioterapeuta, é baseado nas normas orientadoras das Diretrizes Curriculares Nacionais, legislações específicas do Curso, atreladas à Missão da UNIFENAS e aos princípios e valores que norteiam a formação deste profissional.
A garantia de formação integral do fisioterapeuta, por meio do projeto pedagógico, implica o aprofundamento necessário de conhecimento em sua dimensão científica e histórica, compartilhada em experiências com práticas coletivas, que abranjam a dimensão de cidadania, formação esta que integre diferentes conteúdos, cenários de ensino e de prática pedagógica redimensionada como prática social, fortalecida por sua capacidade de mobilizar, organizar, agir e transformar a realidade.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (um conjunto de estudo, de pesquisa e de reflexão) visa a reforçar os conteúdos ministrados ao discente, dando a este a oportunidade de desenvolver procedimentos metodológicos e de pesquisa que lhe propiciem sistematizar, na prática, as noções teóricas adquiridas. Portanto, consiste em realizar uma pesquisa orientada e favorável ao desenvolvimento da produção científica.


Estágios Curriculares Supervisionados

Os estágios Curriculares Supervisionados têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.
Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado.
Nos últimos períodos do curso, o acadêmico tem a oportunidade de realizar estágios supervisionados na Clinica escola de Fisioterapia, localizada dentro do próprio Câmpus. Os estágios são desenvolvidos nos âmbitos preventivos e curativos nas áreas de: Geriatria, Reumatologia, Traumato-Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Pneumologia, Ginecologia Obstetrícia e Urologia, Desordens Crânio Mandibulares , Saúde na Comunidade, Hidroterapia e Postura.
Todo o estágio é acompanhado por um supervisor, onde o discente terá maior segurança para a realização dos procedimentos nas mais diversas complexidades.


Perfil do Egresso

Profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva capacitado a atuar em todos em níveis de atenção e saúde, com base no rigor científico e intelectual. Atua na promoção de saúde, na prevenção, tratamento e reabilitação em nível individual e coletivo, tendo os recursos naturais e físicos como objetos de trabalho. Sua atuação tem por finalidade favorecer, preservar ou restaurar a capacidade funcional do indivíduo, objetivando sua qualidade de vida.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

As ações de extensão do Curso de Fisioterapia são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional Fisioterapeuta. - Laboratórios
- Laboratório de Anatomia e Fisiologia
- Laboratório de Fisioterapia - Clínica de Fisioterapia


Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos