Zootecnia




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 8 semestres
  • Período: Seriado semestral
  • Câmpus: Alfenas
  • Criação: Curso autorizado pela Resolução CAP 003 de 15/12/1988 da Universidade de Alfenas
  • Reconhecimento: Portaria MEC 248 de 11/02/1994 – DOU de 16/02/1994, página 2214.
  • Renovação de Reconhecimento: 799/93, Decreto 40995 de 11/04/2000, Minas Gerais 12/04/2000.

AVALIAÇÃO DO CURSO
CC
N/A
ENADE
N/A
CPC:
N/A


CONTATO
Curso de Zootecnia - Câmpus Alfenas
E-mail: paulo.landgraf@unifenas.br
Telefone: (35) 3299-3119
Endereço: Rodovia MG 179, Km 0, Trevo
Bloco 22
CEP 37132-440

COORDENAÇÃO
Coordenação:
Formação polivalente

A formação do zootecnista da UNIFENAS: Citologia, Histologia e embriologia, forragicultura e pastagem, fertilidade do solo e adubação, tecnologia de produção e qualidade de produtos agropecuários, geoprocessamento, sensoriamento remoto e agricultura de precisão, alimentos e alimentação animal, fisiologia animal, agrometeorologia, zoologia e parasitologia zootécnica, bioclimatologia animal, topografia aplicada, equideocultura,produção e gestão suínos e aves, formulação, fabricação e ingredientes e ração, economia, administração e sociologia e extensão rural, imunologia zootécnica, nutrição de não ruminantes,apicultura,anatomia dos animais domésticos, genética e melhoramento animal.


Destaque no panorama econômico

Com a evolução do Agronegócio, destacando se a produção de alimentos, o Zootecnista desempenha papel importante na alimentação, manejo, genética e sanidade animal.


Múltiplas áreas de atuação

O Zootecnista pode atuar na produção de alimentos, na criação de animais e em ecossistemas naturais, em ambientes controlados e em laboratórios (na pesquisa e no ensino). Pode ainda ser empregado, empreendedor, autônomo ou proprietário do meio de produção.


Histórico

O curso de Zootecnia da Universidade Edson Antônio Velano iniciou-se no ano de 1990, nas instalações do então Instituto de Ciências Agrárias da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, onde já funcionavam os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Engenharia Florestal


Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico de curso de Zootecnia da UNIFENAS está voltado para a capacitação de Zootecnistas que respondam às necessidades zootecnicas das realidades locais, regionais e nacionais com conhecimento às exigências atuais do mercado do Agronegócio e para o atendimento a produtores e empresários agrícolas, com competência científica e tecnológica. Um profissional de zootecnia, para responder às exigências da sociedade, deve possuir uma sólida formação científica, tecnológica e profissional geral, que o torne eficaz e eficiente no emprego de recursos humanos e financeiros, visando à transformação de recursos naturais em bens e, por decorrência, melhorando a qualidade de vida do ser humano.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar. O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
No curso de Agronomia, o estágio curricular supervisionado tem o objetivo de fomentar a relação ensino e serviços, ampliar as relações da universidade com a sociedade colocando o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais.
O estágio supervisionado do curso de Agronomia é oferecido em empresas, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de caráter público ou privado e cooperativas.
O Estágio Obrigatório Supervisionado é cumprido pelos estudantes do Curso
O Estágio Obrigatório Supervisionado é cumprido pelos estudantes do Curso de Agronomia, regularmente matriculados, a partir do 5º período para o turno integral e 6º período para o turno noturno, totalizando uma carga horária de 360 horas.


Perfil do Egresso

O egresso formado pelo curso de Agronomia da UNIFENAS, em consonância com as suas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 1 de 02/02/2006), apresenta aptidão para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente. Este profissional possui atuação crítica e criativa na identificação de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES


TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adotado como um requisito para a formação do estudante é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizará a vida intelectual do estudante. Este estudo objetiva a continuidade garantida da produção de conhecimentos. O aprofundamento da vida científica passará a exigir do estudante uma postura de autoavaliação didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa.
O TCC tem a função de reforçar os conteúdos ministrados aos estudantes no decorrer do Curso de Agronomia, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas. São pesquisas orientadas e propiciam o desenvolvimento da produção científica.
Estágios Curriculares Supervisionados
O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
No curso de Agronomia, o estágio curricular supervisionado tem o objetivo de fomentar a relação ensino e serviços, ampliar as relações da universidade com a sociedade colocando o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais.
O estágio supervisionado do curso de Agronomia é oferecido em empresas, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de caráter público ou privado e cooperativas.
O Estágio Obrigatório Supervisionado é cumprido pelos estudantes do Curso
O Estágio Obrigatório Supervisionado é cumprido pelos estudantes do Curso de Agronomia, regularmente matriculados, a partir do 5º período para o turno integral e 6º período para o turno noturno, totalizando uma carga horária de 360 horas.


Extensão

As ações de extensão do curso de Medicina Veterinária são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional Médico Veterinário.
São eles:
- Anatomia Veterinária
- Fisiologia/Farmacologia
- Inspeção de Produtos de Origem Animal
- Morfologia
- Microbiologia e Imunologia
- Patologia Animal
- Reprodução Animal
- Análises Clinicas
- Parasitologia Clínica
- Hospital Veterinário – Centro Cirúrgico
- Hospital Veterinário – Clínica de Pequenos Animais
- Hospital Veterinário – Clínica de Grandes Animais
- Hospital Veterinário – Diagnóstico por Imagem
- Hospital Veterinário – Tomografia Computadorizada


Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos