O curso de Psicologia da UNIFENAS/VARGINHA obteve nota 4 (Escala de 0-5) nas três últimas avalições do ENADE. Apresenta um processo pedagógico fundamentado na dinâmica ação-reflexão-ação, que reformula a sequência tradicional teoria/prática na produção do conhecimento de forma dinâmica, em que o processo chave é “aprender fazendo”. Assim, possibilita o desenvolvimento de indivíduos capazes de resolver problemas, tomar decisões e liderar equipes.
Organizado em módulos, que têm como eixo estruturante o Ciclo Vital (inicio da vida, infância, adolescência, vida adulta e velhice), o curso é fundamentado na interdisciplinaridade, ou seja, na integração das dimensões psicológica, social, biológica, ecológica e político-social.
A formação generalista permite ao acadêmico, no exercício de sua profissão, atuar nas diferentes áreas e contextos.
A prática e a ação junto à comunidade, vislumbradas pelo curso, ocorrem por meio da oferta de serviços de saúde, em toda a sua estrutura e demandas sociais atuais e ou potenciais, na sua vocação e condições institucionais.
Com isso, a inserção do acadêmico na comunidade é prioridade do Curso, em que são oferecidas múltiplas atividades práticas relativas à psicologia, a partir de dois eixos: Práticas Clínicas e Prevenção e promoção da Saúde na Comunidade.
O curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS VARGINHA, teve seu primeiro vestibular em 2003, quando iniciou sua primeira turma, com duração de 08 semestres. Foi reconhecido pelo CEE conforme decreto de 09 de julho de 2007 e a partir de 2008 o curso passou a ter duração de 10 semestres no período noturno.
A idealização de um curso de Psicologia na UNIFENAS surge a partir da observação e análise da demanda de psicólogos atuantes em entidades públicas e privadas para atender ao município e região, e em áreas diversas da Psicologia, tais como: Clínica, Escolas, Hospitais, Empresas, Fórum, Saúde Mental, ILPIS, Trânsito, Esportes, Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e profissional, no trabalho com crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O projeto pedagógico do Curso de Psicologia da Universidade José do Rosário Vellano, está organizado em períodos que têm como eixo norteador o Ciclo Vital – Infância, Adolescência, Vida Escolar, Vida Adulta, Vida Profissional, Velhice, cujas disciplinas seguem nesta ordem a partir do primeiro período até a conclusão do curso.
Em consonância com uma visão moderna de educação, o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da UNIFENAS conduz à formação profissional generalista e aborda as ações que aperfeiçoam o ensino para a formação de profissionais compromissados com a melhoria da vida da comunidade, buscando a criação de novas expressões do saber, a partir da realidade e expectativa da sociedade na qual está inserida.
O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria pode ser voluntário ou remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias à sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares
As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.
Os estágios Curriculares Supervisionados têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.
Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado.
O estágio supervisionado do Curso de Psicologia é oferecido na CLEPSI – Clínica Escola de Psicologia e em instituições parceiras, como Escolas, Creches, CAPs, ILPIs, CRAS, Empresas, Fórum, Hospitais e outras entidades públicas e privadas conveniadas.
O Estágio Curricular Supervisionado é distribuído em: Estágio Supervisionado Básico I e II (5º e 6º períodos) e Estágio Supervisionado Formação de Psicólogo I, II, III e IV ( 7º ao 10º períodos), objetivando contemplar as ênfases do curso que são: práticas clínicas e prevenção e promoção da saúde na comunidade.
O egresso do curso de Psicologia da Unifenas Varginha se apresenta como um profissional habilitado a atuar no exercício da profissão de psicólogo nas diferentes áreas e nos diferentes contextos. Na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da ciência psicológica, tendo a prática clínica, social, educacional e organizacional como base obrigatória de sua formação e identidade profissional, adquirida a partir de uma formação generalista.
Profissional com competência técnica gerencial para se aprovar em concursos públicos da região, do estado e da união naquilo que se refere à prática profissional de habilidades clínicas ou de saúde psicológica na comunidade. Está apto a abrir sua própria empresa de prestação de serviços, ou ser absorvido pela iniciativa privada na área da psicologia. Para os que se sentem atraídos pelo magistério, o curso oferece condições do egresso candidatar-se e lograr êxito na pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu.
Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
A pesquisa no curso de Psicologia Varginha é incentivada e orientada em sua maioria por professores mestres e doutores. As linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas são:
- Avaliação Psicológica em pretendentes a adoção através do teste Comrey”;
- Função Sexual em Grávidas”;
- Sexualidade e Educação: conhecimento e experiência de adolescentes do ensino público”;
- Orientação Sexual em Adolescentes”;
- Avaliação de Stress em Policias Militares”;
- Aspectos psicológicos na prostituição feminina”;
- Percepção de professores sobre o comportamento infantil”;
- Funções executivas e aprendizagem escolar”;
- Inclusão social: aspectos neuropsicológicos”
As ações de extensão do curso de Psicologia são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
Projetos e Atividades de extensão envolvem a comunidade local e regional, tais como: Palestras, Participação em Eventos na comunidade, “Sacode a Praça”, com a prestação de serviços voltados a criança, ao adulto e trabalhador. Vários projetos em andamento: nas áreas jurídica, escolar, social, organizacional, além de projetos culturais que são propostos nas dependências do Câmpus e fora dele. Há ainda Mostra de Pôsteres dos trabalhos de Pesquisa desenvolvidos pelos alunos do curso e a Jornada Anual de Psicologia que acontece durante a Semana Acadêmica onde se verifica presença marcante dos egressos do curso de Psicologia – Unifenas Varginha.
Página da Extensão Universitária
O curso conta com laboratórios que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional de Psicologia.
Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.