Programa de atendimento aos discentes


É prioridade na UNIFENAS oferecer ao seu estudante, desde a aprovação no processo seletivo, um atendimento de qualidade em todos os níveis. Ele se manifesta na contratação de docentes qualificados, na oferta de espaços e equipamentos adequados ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, na prestação de informações, na resolução de eventuais problemas funcionais que venham afetar sua vida acadêmica e na adoção de medidas pedagógicas que facilitem seu desempenho acadêmico e incentivem a permanência na instituição.

Formas de Acesso aos Cursos
A) Processo seletivo
B) Transferência

Programas de apoio pedagógico e financeiro
A) Serviço de Orientação Psicopedagógica
B) Setor de Financiamentos e PROUNI
C) Bolsas
   a. Bolsas de Pesquisa e Pós-graduação
   b. Bolsas de Extensão

Programa Institucional de Monitoria
A UNIFENAS, desde 2011, conta com um Programa Institucional de Monitorias, regulamentado pela Resolução do CONSUNI nº 09 de 30 de junho de 2011.
Trata-se de um instrumento pedagógico que compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas pelo aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS está sob responsabilidade da PROACAD – Pró-reitoria Acadêmica e da Diretoria de Graduação.
São objetivos do programa: a) Possibilitar a participação de alunos monitores dos cursos de graduação na iniciação à prática docente como forma de desenvolver habilidades e competências próprias da atividade pedagógica;
b) Promover o acompanhamento de alunos em suas dificuldades de aprendizagem e possibilitar o oferecimento de atividades de complementação à formação acadêmica a fim de minimizar a defasagem de estudos, diminuir a evasão dos cursos e a retenção nas disciplinas;
c) Contribuir com o processo de ensino-aprendizagem por meio da participação dos alunos monitores, em colaboração com o professor, no atendimento às necessidades dos alunos.

Organização estudantil
É assegurada a participação discente nos colegiados superiores da administração da UNIFENAS, com direito a voz e voto.

Estímulos à permanência
Aproximadamente dois meses após o início do período letivo, a CPA aplica o questionário do Ingressante, no qual o aluno é perguntado se o curso está satisfazendo suas expectativas e sobre as dificuldades que está encontrando.
O objetivo do instrumento é levantar as causas de insatisfações e as dificuldades, possibilitando ao coordenador do curso sanar tais problemas, impedindo assim a evasão escolar.

Inclusão das pessoas com deficiências (PCDs)
O Programa de Inclusão Social da UNIFENAS tem como eixo orientador a perspectiva da responsabilidade social em sintonia com a legislação em vigor.
Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a interação e a integração equilibradas das múltiplas dimensões da responsabilidade social, ética, cultural, econômica, espacial, ambiental e política – ao desenvolvimento do país, buscando o envolvimento e a participação social na inclusão social, digital e ações afirmativas.
Na educação superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos estudantes. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.

Programas de Nivelamento
O Programa de Nivelamento integra o planejamento dos cursos de graduação da UNIFENAS e se constitui em uma das estratégias para oportunizar aos alunos ingressantes uma revisão de conteúdos em diferentes áreas do ensino.
São ofertados tópicos dos conteúdos básicos de Português, Matemática, Química e Biologia que se constituem em módulos.
As atividades que compõem o Programa de Nivelamento deverão valorizar habilidades e competências necessárias à melhoria do desempenho acadêmico e serão ofertadas na modalidade a distância, permitindo maior flexibilidade de tempo aos ingressantes, bem como respeitando seu próprio ritmo, considerando que seu progresso depende de preenchimento de lacunas individuais. Não se constituem, apenas, de uma revisão de conteúdos, mas de uma oportunidade de análise e conscientização da importância de conteúdos anteriores na sua formação universitária.

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