A missão do curso é formar recursos humanos capazes de promover o desenvolvimento tecnológico da computação quer seja pelo domínio de seus fundamentos, quer seja pela aplicação das tecnologias, de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e as necessidades do mercado de trabalho.
Em todas as organizações atuais, sejam elas comerciais, educacionais ou industriais, o computador está presente como uma ferramenta de apoio à decisão e controle de atividades e operações. Assim, a cada dia, o profissional de Ciência da Computação é mais solicitado. Novas ocupações e atividades surgem a todo instante, exigindo conhecimentos e especialidades que só o profissional da área possui.
A criação do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados da Unifenas, pela Resolução 006/88 do Conselho de Administração e Planejamento da Unifenas foi a semente.
O curso de Tecnologia começou a funcionar em 1989, sendo reconhecido pelo MEC / Conselho Federal de Educação, com a publicação da Portaria No. 737 no DOU, em 4 /abril/ 1993.
Neste mesmo ano de 1993, era criado o curso de Bacharelado em Ciência da Computação aproveitando a estrutura e experiência com o curso de Tecnologia. Isto coroava com êxito os esforços e atestava a maturidade adquirida.
Em 1995, pela Portaria Nº. 910 do MEC, publicada no DOU, de 31 de Julho de 1995, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi reconhecido, tendo sua última Renovação de Reconhecimento pelo CEE em 31 de agosto de 2004, por 5 anos, através de Decreto do Governador do Estado de Minas Gerais.
O PPC traça as linhas gerais da formação que se pretende ofertar na proposta de curso descrita, com base na realidade do mercado de trabalho e tendências profissionais futuras. Além disso, revela o que se pensa ser importante para o egresso do curso, seus principais eixos formadores, recursos e metodologias empregados.
Como o curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem a Computação como atividade-fim, sua missão é formar recursos humanos capazes de impulsionar o desenvolvimento da computação, tanto nos seus fundamentos, quanto na aplicação das tecnologias, de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da ciência e as necessidades da sociedade.
O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares
As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.
O Trabalho de Curso, é um componente curricular exigido como uma atividade síntese. Este Trabalho é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão com aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos pelo estudante. Este estudo objetivará a continuidade garantida da produção de conhecimentos. O aprofundamento da vida científica passará a exigir do estudante uma postura de autoavaliação didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa. O TC é desenvolvido durante os dois últimos períodos do curso, com acompanhamento e orientação de um dos professores do curso e conta com Regulamento próprio.
Os estágios Curriculares Supervisionados têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.
Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado.
O Estágio objetiva um treinamento complementar que, somado às informações teóricas do aluno, possibilita uma adequada capacitação profissional, é grande a sua importância como fase intermediária entre a escola e o exercício da profissão.
A legislação atual prevê a ocorrência do estágio obrigatório e o não-obrigatório. O estágio obrigatório está inserido como um componente curricular que, no caso do Bacharelado em Ciência da Computação, está inserido no último período do curso, com uma carga horária de 200 h. O estágio não-obrigatório pode ocorrer durante o curso e a carga horária cumprida será computada como Atividades Complementares, outro importante componente curricular que têm por objetivo enriquecer seus conhecimentos por meio da flexibilização e do prolongamento da matriz curricular ou pelo aprofundamento temático e interdisciplinar, facultando ao aluno traçar uma trajetória pessoal e autônoma.
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação oferece uma Formação Básica que contempla as técnicas básicas da Computação e da Matemática, essenciais para a fundamentação segura das competências e habilidades de forma que o aluno possa adquirir capacidade de abstração de tecnologias; uma Formação Tecnológica atenta às tendências e desafios atuais do mercado de trabalho e uma Formação Complementar e Humanística que oferece uma visão reflexiva sobre processos econômicos nas organizações, uma compreensão das questões ético-sociais e uma capacidade de atuação empreendedora e cooperativa.
Neste contexto, o perfil esperado dos egressos contempla aptidões gerais, técnicas e ético-sociais.
Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
As ações de extensão do curso de Bacharelado em Ciência da Computação são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
Página da Extensão Universitária
Os Laboratórios de Informática utilizados pelo curso, construídos em amplas e confortáveis salas, com bancadas em estilo telemarketing, estão equipados com 50 computadores e com os principais softwares necessários ao desenvolvimento de atividades práticas nas diversas disciplinas.
- Sistemas Computacionais I
- Sistemas Computacionais II
- Produção de Material para EAD
Laboratórios de Informática
Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.