Biomedicina Câmpus Belo Horizonte




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 8 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Belo Horizonte – Unidade Jaraguá
  • Criação: Resolução CD nº 1, de 29/06/2001
  • Reconhecimento: Decreto de 16/11/2006, publicado no “MG” 17/11/2006 Diário do Executivo – Caderno I. Parecer nº 571 de 28/06/2006 do CEE homologado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 17/10/2006
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 111/2021 de 4 de fevereiro de 2021.

AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2016
3
CPC
2016
4
CC
MEC
4


CONTATO
Curso de Biomedicina - Câmpus Belo Horizonte
E-mail: biomedicina.bh@unifenas.br
Telefone: (31) 2536-5801 / (31) 2536-5813
Endereço: Rua Boaventura, 50
Bairro Universitário
CEP 31270-020

COORDENAÇÃO
Formação de profissionais capacitados

É meta do curso de Biomedicina da UNIFENAS - BH a formação de profissionais aptos a atuar em equipes multiprofissionais de saúde, atividades complementares de diagnóstico, análises clínicas, análises por imagem, análise molecular, biotecnologia, neurociência, bioengenharia, análises bromatológicas e ambientais.


Profissional com vasta área de atuação

O biomédico é capacitado para realizar, interpretar e responsabilizar-se tecnicamente por exames hematológicos, citológicos e de biologia molecular. Pode abraçar a carreira universitária e trabalhar em pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia. O biomédico pode ainda atuar como consultor em área de perícia criminal, analisando fluidos biológicos, e na Biomedicina estética, aplicando tratamentos para disfunções estéticas.


Programas e projetos de peso

Muito além da formação acadêmica, o biomédico da UNIFENAS - BH tem à sua disposição palestras, seminários, simpósios, monitoria, iniciação científica e envolvimento com projetos úteis à comunidade.


Histórico

Em 2003, a UNIFENAS implanta o Curso de Biomedicina, respeitando fundamentos e conceitos pedagógicos para a construção do conhecimento progressivamente estabelecido em perfis que culminam com o perfil do egresso. O curso é totalmente voltado para a formação profissional do futuro biomédico, para que ele esteja apto a realizar todas as atividades relacionadas às suas habilidades e competências inerentes aos seus campos de trabalho. Todas as disciplinas estão direcionadas para a formação deste perfil. Assim, o Curso de Biomedicina surgiu a partir da necessidade da formação de lideranças profissionais conscientes com as problemáticas sociais em especial às relacionadas à qualidade de vida, saúde, cidadania e meio ambiente.
O Curso de Biomedicina tem como missão consolidar a formação de graduandos adequadamente preparados para o ingresso na prática da Biomedicina e comprometidos com as relações de interesse social, humano e ambiental dos empreendimentos que a habilitação pleiteia. As ideias que norteiam o curso estão voltadas para um modelo que estimula o desenvolvimento do setor biomédico por meio de abordagens criativas, inovadoras e dinâmicas que despertam o espírito questionador e crítico.
Em 2006, o curso foi avaliado pelo Conselho Estadual de Educação nas dimensões de seu projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura, que emitiu o conceito A sobre a avaliação das condições de oferta do curso. O Decreto de 16/11/2006, publicado no “MG” 17/11/2006, reconheceu oficialmente o Curso de Biomedicina da UNIFENAS – câmpus Belo Horizonte. Em 2012, por meio da Portaria MEC/SERES nº 1 de 06/01/2012, publicada no D.O.U. de 09/01/2012 – seção 1 pag 19-43, foi renovado o seu reconhecimento.


Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Curso de Biomedicina da UNIFENAS conduz a formação de profissional generalista e aborda as ações que aperfeiçoam o ensino biomédico para a formação de profissionais compromissados com a melhoria de vida da comunidade.
Os conhecimentos essenciais à formação do profissional biomédico são desenvolvidos durante o curso em atividades diversas como: aulas teóricas e práticas, atividades complementares e integradoras, estágios, programas de extensão e de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e atividades que simulam o ambiente profissional, com o objetivo de atender as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) inerentes à profissão e também as exigências do mercado de trabalho.
Portanto, a UNIFENAS pretende não só preparar seu acadêmico para o mercado de trabalho, mas despertar-lhe uma percepção crítica dos problemas da sociedade, superando a simples transmissão repetitiva de conhecimento e buscando a criação de novas expressões do saber, a partir da realidade e expectativa da sociedade na qual está inserida.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) importantes na formação dos estudantes, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) adotado como um requisito para a formação do estudante é um conjunto de processos de estudo, de pesquisa e reflexão que caracterizará a vida intelectual do estudante. Este estudo objetiva a continuidade garantida da produção de conhecimentos. O aprofundamento da vida científica passará a exigir do estudante uma postura de autoavaliação didática que será, sem dúvida, crítica e rigorosa.
O TCC tem a função de reforçar os conteúdos ministrados aos estudantes no decorrer do Curso de Biomedicina, na medida em que estes escolhem temas de pesquisa e desenvolvem reflexões relacionadas com os conhecimentos trabalhados nas disciplinas. São pesquisas orientadas e propiciam o desenvolvimento da produção científica.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
No curso de Biomedicina, o estágio curricular supervisionado tem o objetivo de fomentar a relação ensino e serviços, ampliar as relações da universidade com a sociedade colocando o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais. Os Estágios Curriculares (obrigatórios) tem duração mínima de 660 horas, distribuídas em três etapas: Estágio I, II e III, desenvolvidos no 4º, 6º, e 8º períodos, respectivamente, com carga horária de 20, 40 e 600 horas.


Perfil do Egresso

Profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Dessa forma, compete ao biomédico, conforme as diretrizes curriculares, atuar em equipes de saúde, em nível tecnológico e nas atividades complementares de diagnósticos.
O profissional da área poderá especificamente exercer atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, bioengenharia e análise por imagem (excluída a interpretação); acupuntura, biomedicina estética e perfusão extracorpórea, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, atuar, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais. A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

O Curso de Biomedicina promove atividades de extensão que têm como objetivo proporcionar interação transformadora entre a Instituição e a comunidade na qual está inserida, atuando de forma a consolidar a integração dos conteúdos curriculares, expandindo os conhecimentos tratados para além da fronteira escolar e propiciando ao graduando a vivência ativa e comprometida com o caráter social das ações inclusivas. Isto pressupõe ações junto à comunidade que produzem um novo conhecimento, a ser trabalhado e articulado com o ensino.
Considerando o desejo permanente da iniciação ao exercício profissional por parte do corpo discente, o Curso de Biomedicina procura promover a atuação dos alunos desde o primeiro período do curso em eventos/projetos/programas de assistência à comunidade, com envolvimento e responsabilidade crescentes à medida que o aluno vai desenvolvendo competências e habilidades ao longo do curso.
Dentre as ações de extensão promovidas pelo Curso de Biomedicina destacam-se:
• Congresso de Biomedicina da UNIFENAS
• Simpósios
• Palestras
• Campanhas educativas (Feiras de Saúde)
• Núcleo de Citologia
• Cursos de Extensão


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

O curso conta com laboratórios básicos e especializados que se destinam à realização das atividades práticas necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à formação do profissional de Biomedicina.
São eles:
- Laboratório Multidisciplinar I
- Laboratório Multidisciplinar II
- Laboratório de Análises Clínicas I
- Laboratório de Análises Clínicas II
- Laboratório de Anatomia


Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.


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