O curso de Pedagogia da UNIFENAS promove a formação integral do estudante e capacita-o ao exercício profissional. Suas diretrizes curriculares o tornam apto para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio (Normal e Educação Profissional), na área de serviços e apoio escolar, na administração escolar, além de hospitais, empresas, ONG’s, museus, editoras e brinquedotecas.
A estrutura do curso de Pedagogia garante ao estudante informações e habilidades que lhe permitirão uma atuação em todas as áreas de sua competência, tais como gestão democrática em espaços escolares e não-escolares; implementação e avaliação de processos educativos e de experiências educacionais, planejamento, execução e avaliação de processos (físicos, cognitivos, afetivos, estéticos, lúdicos, éticos e biossociais) de desenvolvimento em crianças, adolescentes, jovens e adultos. Para isso utiliza as novas tecnologias da informação e da comunicação, com enfoque no trabalho coletivo.
A fim de fortalecer atitudes éticas, conhecimentos e competências, o currículo do futuro pedagogo é enriquecido com seminários, estágios e atividades práticas de extensão.
- Anais do Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras - Poemas e Crônicas
- Classificação do Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras - Poemas e Crônicas
- Anais do I Congresso de Educação
- Anais do II Congresso de Educação
- Anais do III Congresso de Educação
Anais do Fórum Musical
- I Fórum Música e Educação 2011
- II Fórum Música e Educação 2013
- III Fórum de Música e Educação 2014
- IV Fórum de Música e Educação 2015
Anais do Fórum de Pesquisas Científicas
- XIII Fórum de Pesquisas Científicas em Educação 2010
- XIV Fórum de Pesquisas Científicas em Educação 2012
- XV Fórum de Pesquisas Científicas em Educação 2013
Projetos de Extensão
- PROLAR – Projeto no Lar São Vicente de Paulo em Areado/MG
- IV SINAIS - Sinalização de Apoio à Inclusão Social
- Projeto DST/AIDS da UNIFENAS
- NIPEA - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Ambiental
- Projeto - Transitolândia - LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
- Projeto (des)envolver: Criança Música e movimento
- XXIX SEMANA PEDAGÓGICA e V Seminário SEBRAE de Educação Empreendedora
O curso de Pedagogia foi autorizado pelo Decreto Federal nº 70.578 de 22/05/72- DOU de 23 / 05 /72- p. 4482. Parecer do CEE 46 /1972, com Habilitações em: Administração Escolar e Magistério das Disciplinas Pedagógicas.
O primeiro processo de Reconhecimento de Curso ocorreu em 1976, peloDecreto Federal nº 78.049 de 15/07/76 publicado no D. O. U. de 16/07/76, pág. 9495. Parecer CFE 1532/76.
Em 1986 foram reconhecidas as habilitações: Supervisão Escolar e Orientação Educacional e em 1993, a habilitação Inspeção Escolar.
A última revalidação do processo de reconhecimento do curso ocorreu em 25/05/2004, pelo Decreto nº 365/2004, e é o que está em vigência, validando o curso na modalidade Licenciatura em Pedagogia.
Esse reconhecimento autoriza e possibilita, atualmente, as seguintes habilitações:
Docência na Educação Infantil (EI);
Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF);
Atuação nos Cursos de Ensino Médio (EM), na modalidade Normal;
Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar;
Outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
O Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UNIFENAS tem em sua base as Diretrizes Curriculares Nacionais próprias ao curso. Promove a formação integral do acadêmico e capacita-o ao exercício profissional. Suas diretrizes curriculares o tornam apto para o exercício da docência bem como em outras nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria pode ser voluntário ou remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias à sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.
As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares
As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.
Os Estágios Curriculares Supervisionados têm um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado.
Por meio do estágio curricular, o aluno passa a articular os fundamentos estudados na universidade, às práticas que vivencia. Essa articulação se dá por meio dos encontros regulares com o professor orientador do estágio supervisionado, proporcionando momentos ricos de reflexão. O estágio ocorre ao longo do curso, o que possibilita ao aluno um crescente e gradativo aprofundamento das questões teórico prático que envolvem as demandas profissionais do pedagogo.
Colocando em prática a teoria, o discente, em contato com profissionais de sua futura área de atuação, tem a oportunidade de aprimorar sua técnica e de adquirir a maturidade indispensável que, posteriormente, irá qualificá-lo como profissional capacitado.
A estrutura do curso de Pedagogia garante ao educando informações e habilidades que lhe permitirão uma atuação em todas as áreas de sua competência, tais como elaboração e análise de materiais didáticos, gestão democrática em espaços escolares e não-escolares; implementação e avaliação de processos educativos e de experiências educacionais, planejamento, execução e avaliação de processos (físicos, cognitivos, afetivos, estéticos, lúdicos, éticos e biossociais) de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.
As ações de extensão do curso de Pedagogia são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
A seguir são listadas algumas destas ações:
Curso de Libras
Curso de Braile
Programa Libras em Contexto
Projeto Amor Maior
Projeto (des)envolver: criança, música e movimento
Projeto PROLAR – Lar São Vicente de Paulo – Areado – MG
Projeto I SINAIS – Sinalização de Apoio a Inclusão Social
Projeto DST/AIDS
Projeto novas intervenções pedagógicas nas escolas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental – um equilíbrio entre a teoria e a prática
Projeto Teoria e Prática – Os Caminhos do Ensino e da Aprendizagem
Página da Extensão Universitária
Os laboratórios de informática estão disponíveis aos alunos como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o aluno vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.