Fórum Regional de Responsabilidade Social e Ambiental em novo formato
Everton Marques
Professores e representantes dos projetos apresentados nesta edição
A UNIFENAS encerrou a programação do 24º Fórum de Extensão Universitária com o 17º Fórum Regional de Responsabilidade Social e Ambiental. O evento destacou iniciativas que impactam o desenvolvimento no sul e sudoeste de Minas Gerais e reafirma o compromisso da Universidade com a transformação social.
O Professor Danniel Coelho, pró-reitor acadêmico, representou a reitora Maria Rosário Araújo Velano na abertura do evento. Ele destacou o caráter extensionista da UNIFENAS e a relevância do Fórum de Responsabilidade Social e Ambiental, que este ano não promoveu o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social e optou por relembrar projetos que participaram da premiação. O prêmio, desenvolvido em parceria com a TV Alterosa, a Universidade e o Netsu (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) garantiu, ao longo de sua realização, visibilidade aos projetos. "Não são projetos que foram premiados e pararam. São projetos que foram premiados e continuam até hoje desenvolvendo suas atividades. Então, eles merecem mesmo um destaque especial", afirmou o Prof. Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários.
Para esta edição do Fórum, foram convidados os projetos Ação Esportiva, do INSEL (Instituto Santarritense de Esporte, Cultura e Lazer), de Santa Rita; o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), com mais de 20 anos de atuação em Alfenas e região; o PROGEA (Programa de Educação Ambiental), também da Polícia Militar; o Projeto Transformar, do Grupo Grão de Ouro; o Escola Amiga, da ONG Vida Viva; e em especial o Projeto Rondon, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, especificamente relacionada à Operação Sul de Minas II, em Senador José Bento, na qual a UNIFENAS esteve presente.
O Fórum Regional de Responsabilidade Social e Ambiental é organizado pelo NETSU, ligado aos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Um de seus objetivos é dar oportunidade para que as ações desenvolvidas ganhem visibilidade e possam encontrar parceiros para a sua manutenção. “Nós estamos no 17º, mas nós tivemos mais de 20 edições, contando com a pandemia, algumas edições bianuais. Então, tivemos mais de 800 projetos participando do Fórum Regional de Responsabilidade Social e a gente sabe que alguns projetos são efetivos, mantém uma efetividade”, disse a Profa. Sandra Alves, coordenadora do Núcleo.
Fundado há 19 anos por Tatiane Bono Costa, o INSEL (Instituto Santarritense de Esporte, Cultura e Lazer) trouxe a campeã brasileira de skate, Taís Costa, para se apresentar com Victória Pina. A jovem Victória, que aos 11 meses de idade passou por cirurgia para corrigir uma cardiopatia congênita e que é autista, é um dos exemplos de que o esporte transforma vidas. “O esporte transformou a vida dela, ela nunca teve nem um sintoma da cardiopatia, da cirurgia, todos os exames que faz a cada quatro meses sempre estão muito bons. E a gente vê que o esporte transformou a minha vida, transformou a vida da minha filha e transforma a vida de todas as pessoas que a gente tem a oportunidade de apresentá-lo”, destacou Tatiane.
Outro destaque foi o relato do Sargento Jaime de Oliveira Batista, veterano da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele foi responsável, por anos, pelo PROERD em Alfenas e na região. O militar que está na reserva afirmou: “Hoje nós temos vários formandos da época, que são mais de 130 mil formandos, que nós contribuímos para a sua formação, nós temos hoje pessoas que trabalham em diversos setores da cidade, são pessoas do bem e ficaram longe das drogas e da violência”.
Para os participantes do 17º Fórum Regional de Responsabilidade Social e Ambiental, o evento é necessário pois ajuda as instituições a divulgarem suas atividades. É como enfatizou a fundadora do INSEL: “Eu creio que essa é uma iniciativa muito importante que não pode parar. E que a UNIFENAS está de parabéns por manter a tanto tempo essa oportunidade e eu creio que os frutos, de cada entidade que já passou aqui, tem um pedacinho da UNIFENAS.