GRADE CURRICULAR (a partir de 2018)
Atividades e módulos obrigatórios
Código |
Módulos obrigatórios |
CH | Créditos |
MES15203 |
A natureza do aprendizado dos estudantes |
15 horas | 1 |
MES15205 |
Fundamentos de epidemiologia |
15 horas | 1 |
MES15206 |
Fundamentos de bioestatística |
15 horas | 1 |
MES15201 |
Introdução à pesquisa em educação |
15 horas | 1 |
MES15202 |
Elaboração de projetos e redação de artigos científicos |
15 horas | 1 |
MES15207 |
Seminários I - Apresentação de projeto |
15 horas | 1 |
MES15204 |
Estratégias e ambientes de ensino e aprendizagem |
15 horas | 1 |
MES15208 |
Atividades práticas |
15 horas | 1 |
MES15209 |
Seminários II - Qualificação para defesa |
15 horas | 1 |
MES15212 |
Avaliação do estudante |
15 horas | 1 |
Total |
150 horas | 10 |
Atividades e módulos optativos
O aluno deverá cumprir 90 horas (6 créditos) de módulos ou atividades optativas para conclusão do curso.
Código |
Módulos optativos |
CH | Créditos |
MES15210 | Aprendizagem baseada em pequenos grupos |
15 horas | 1 |
MES15211 | Aprendizagem baseada em problemas |
15 horas | 1 |
MES15214 |
Aprendizagem em grandes grupos |
15 horas | 1 |
MES15213 |
Aprendizagem em ambiente simulado |
15 horas | 1 |
MES15217 |
Aprendizagem em cenários reais |
15 horas | 1 |
MES15220 |
Avaliação de itens e questões |
15 horas | 1 |
MES15215 |
Tecnologias da informação e comunicação e aprendizagem |
15 horas | 1 |
MES15216 |
Desenho de currículo |
15 horas | 1 |
Atividades optativas (podem substituir um módulo optativo se validado pelo colegiado do curso) |
CH | Créditos |
1. Publicação de artigo científico* |
15 horas | 1 |
2. Publicação de capítulo de livro** |
15 horas | 1 |
3. Apresentação oral de trabalho*** |
15 horas | 1 |
4. Registro de patente |
15 horas | 1 |
*artigo sobre educação na área de saúde em periódico indexado no LILACS e Medline; **capítulo sobre educação na área da saúde; ***trabalho em educação na área da saúde apresentado em congresso de âmbito nacional ou internacional |
GRADE CURRICULAR (2017)
Atividades e módulos obrigatórios
Código |
Módulos obrigatórios |
CH | Créditos |
MES15203 |
A natureza do aprendizado dos estudantes |
15 horas | 1 |
MES15205 |
Fundamentos de epidemiologia |
15 horas | 1 |
MES15206 |
Fundamentos de bioestatística |
15 horas | 1 |
MES15201 |
Introdução à pesquisa em educação |
15 horas | 1 |
MES15202 |
Elaboração de projetos e redação de artigos científicos |
15 horas | 1 |
MES15207 |
Seminários I - Apresentação de projeto |
15 horas | 1 |
MES15204 |
Estratégias e ambientes de ensino e aprendizagem |
15 horas | 1 |
MES15208 |
Atividades práticas |
30 horas | 2 |
MES15209 |
Seminários II - Qualificação para defesa |
15 horas | 1 |
Total |
150 horas | 10 |
Atividades e módulos optativos
O aluno deverá cumprir 90 horas (6 créditos) de módulos ou atividades optativas para conclusão do curso.
Código |
Módulos optativos |
CH | Créditos |
MES15210 | Aprendizagem baseada em pequenos grupos |
15 horas | 1 |
MES15211 | Aprendizagem baseada em problemas |
15 horas | 1 |
MES15214 |
Aprendizagem em grandes grupos |
15 horas | 1 |
MES15213 |
Aprendizagem em ambiente simulado |
15 horas | 1 |
MES15217 |
Aprendizagem em cenários reais |
15 horas | 1 |
MES15212 |
Avaliação do estudante |
15 horas | 1 |
MES15220 |
Avaliação de itens e questões |
15 horas | 1 |
MES15215 |
Tecnologias da informação e comunicação e aprendizagem |
15 horas | 1 |
MES15216 |
Desenho de currículo |
15 horas | 1 |
Atividades optativas (podem substituir um módulo optativo se validado pelo colegiado do curso) |
CH | Créditos |
1. Publicação de artigo científico* |
15 horas | 1 |
2. Publicação de capítulo de livro** |
15 horas | 1 |
3. Apresentação oral de trabalho*** |
15 horas | 1 |
4. Registro de patente |
15 horas | 1 |
*artigo sobre educação na área de saúde em periódico indexado no LILACS e Medline; **capítulo sobre educação na área da saúde; ***trabalho em educação na área da saúde apresentado em congresso de âmbito nacional ou internacional |
GRADE CURRICULAR (2016)
Atividades e módulos obrigatórios
Código |
Módulos obrigatórios |
CH | Créditos |
MES15203 |
A natureza do aprendizado dos estudantes |
15 horas | 1 |
MES15299 |
Fundamentos de epidemiologia e bioestatística |
30 horas | 2 |
MES15201 |
Introdução à pesquisa em educação |
15 horas | 1 |
MES15202 |
Elaboração de projetos e redação de artigos científicos |
15 horas | 1 |
MES15207 |
Seminários I - Apresentação de projeto |
15 horas | 1 |
MES15204 |
Estratégias e ambientes de ensino e aprendizagem |
15 horas | 1 |
MES15208 |
Atividades práticas |
30 horas | 2 |
MES15209 |
Seminários II - Qualificação para defesa |
15 horas | 1 |
Total |
150 horas | 10 |
Atividades e módulos optativos
O aluno deverá cumprir 90 horas (6 créditos) de módulos ou atividades optativas para conclusão do curso.
Código |
Módulos optativos |
CH | Créditos |
MES15298 |
Aprendizagem em pequenos grupos |
30 horas | 2 |
MES15214 |
Aprendizagem em grandes grupos |
15 horas | 1 |
MES15213 |
Aprendizagem em ambiente simulado |
15 horas | 1 |
MES15217 |
Aprendizagem em cenários reais |
15 horas | 1 |
MES15212 |
Avaliação do estudante |
15 horas | 1 |
MES15220 |
Avaliação de itens e questões |
15 horas | 1 |
MES15215 |
Tecnologias da informação e comunicação e aprendizagem |
15 horas | 1 |
MES15216 |
Desenho de currículo |
15 horas | 1 |
Atividades optativas (podem substituir um módulo optativo se validado pelo colegiado do curso) |
CH | Créditos |
1. Publicação de artigo científico* |
15 horas | 1 |
2. Publicação de capítulo de livro** |
15 horas | 1 |
3. Apresentação oral de trabalho*** |
15 horas | 1 |
4. Registro de patente |
15 horas | 1 |
*artigo sobre educação na área de saúde em periódico indexado no LILACS e Medline; **capítulo sobre educação na área da saúde; ***trabalho em educação na área da saúde apresentado em congresso de âmbito nacional ou internacional |
A UNIFENAS reserva-se o direito de não realizar o curso caso não sejam preenchidas as vagas.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.