Propiciar condições de aprofundamento e atualização do conhecimento na área de LIBRAS, disponibilizando conhecimentos teóricos e práticos aos participantes do curso sobre Libras e surdez, propiciando o aprendizado da Libras com o objetivo de formar tradutores-intérpretes capazes de atuar em instituições escolares, centros especializados, noutros espaços de trabalho e nas diversas esferas sociais, promovendo a inclusão das pessoas surdas e surdocegos na escola e na sociedade.
Quinzenal/sábado (M/T)
30
18 meses
420 h/a
Câmpus Campo Belo
Professores Titulados da UNIFENAS e Convidados.
(Lato sensu)
Análise de Curriculum Vitae
A Especialização em LIBRAS – TRADUÇÃO INTERPRETAÇÃO está aberta a profissionais graduados formados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e demais áreas, sejam licenciados ou bacharéis, professores, dirigentes, profissionais da saúde ou qualquer profissional que tenha interesse de atuar como intérprete na inclusão da pessoa surda dentro da sociedade.
Legislação Específica e Atuação do Intérprete no mercado de trabalho
Libras – Língua Brasileira de Sinais (Aspectos linguísticos e gramaticais)
Metodologia do Trabalho Cientifico
Aspectos Biológicos da Surdez, da Cegueira e Surdocegueira
Código de Ética do Intérprete e do Guia-intérprete
Noções de Guia-interpretação
Formação do Tradutor-Intérprete para atuar na Educação Infantil, Fundamental, média, Técnica e Superior
História da Educação de Surdos: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo
Sign Writing - A escrita da Língua de Sinais
Tradução e Interpretação I
Tradução e Interpretação II
Tradução e Interpretação III
De acordo com a Resolução do CNE/CES, nº 1, de 6 de abril de 2018 os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação.
De acordo com o regulamento da Pós-graduação da UNIFENAS, para a obtenção do certificado de especialização, o aluno deverá possuir frequência superior a 75% e ter sido aprovado em todas as disciplinas/módulos do curso.
Graduada em Linguística e Letras, Psicopedagoga, Especialista em Língua Portuguesa, Educação Especial e Libras - Língua Brasileira de Sinais.
A UNIFENAS reserva-se o direito de não realizar o curso caso não sejam preenchidas as vagas.
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.