25 de setembro de 2024

1ª Turma de Medicina da UNIFENAS celebra 30 anos de formados

Graduados da primeira Turma de Medicina da UNIFENAS com os professores José Sérgio, Adelino e Rogério Ramos do Prado (diretor de extensão e assuntos comunitários)

O reencontro da 1ª turma de Medicina da UNIFENAS, no câmpus de Alfenas, foi um momento carregado de emoções e memórias. Após 30 anos de formatura, os egressos voltaram ao lugar onde começaram suas jornadas e celebraram suas trajetórias profissionais. No auditório “Professor Edson Antônio”, na Biblioteca Central do câmpus, eles se abraçaram e demonstraram que, apesar do tempo, os laços construídos naquela época permanecem fortes.

Os egressos, hoje espalhados pelo Brasil, são profissionais atuantes em diversas áreas da Medicina. Muitos deles ocupam cargos de destaque e alguns, inclusive, retornaram à UNIFENAS como docentes e contribuem com a formação de novas gerações de médicos. A sensação de orgulho pelo caminho trilhado era evidente, assim como a gratidão pela Universidade que os preparou para os desafios da carreira. Como egresso, o médico Caio Aime Junqueira Comar, hoje em Brasília, recorda que chegou à Alfenas em 1989 e se formou em 1994, foram anos especiais para ele. “Foi fantástico, tanto a UNIFENAS quanto Alfenas fazem parte da minha história. Foi tão importante que todos os encontros eu faço questão de vir e rever os amigos, de rever alguns professores.”

O reencontro também foi um momento de reflexão sobre o impacto da UNIFENAS em suas vidas e na comunidade médica. Os egressos se lembraram das lutas e conquistas do tempo de graduação e do pioneirismo de serem parte da primeira turma de Medicina da Universidade. As recordações marcaram as conversas, que evidenciaram o quanto a universidade e a cidade de Alfenas desempenharam papéis centrais na formação pessoal e profissional de cada um. Atualmente professora do curso de Medicina e médica do trabalho da UNIFENAS e do Hospital Universitário Alzira Velano, Dr. Rosanna Tavares Vellani Hernandez afirmou: “Tudo que sou devo à Universidade”.

Além das memórias, o evento também destacou a relevância contínua da UNIFENAS na educação médica. Os egressos reconheceram o crescimento da instituição e a consolidação do curso de Medicina como um dos mais importantes do país. A conexão com a Universidade vai além dos anos de estudo: muitos ainda mantêm laços profissionais com o Hospital Universitário Alzira Velano, onde iniciaram suas carreiras como residentes e, mais tarde, como médicos, como é o caso do Dr. Cassandro Moreira Fernandes. Ele disse que é emocionante completar 30 anos, dos quais 27 anos atua como professor, e “ver o Hospital Universitário crescer e fazer parte desse crescimento como acadêmico, como residente e como professor”.

O reencontro foi também uma celebração da evolução do curso de Medicina ao longo dessas três décadas. Para os professores, especialmente os que participaram da formação dessa turma, revê-los foi uma oportunidade de testemunhar o sucesso dos egressos. Ver o impacto de seu trabalho refletido em profissionais de destaque trouxe um sentimento de missão cumprida. O professor Adelino Moreira de Carvalho, o primeiro coordenador do curso e ainda hoje docente de Medicina, afirmou que reencontrar a primeira turma, para a qual ministrou diferentes disciplinas, “não tem nada mais gratificante, mais glorificante do que essa oportunidade” de estar junto à turma.

O atual coordenador, o professor José Sérgio Tavela Junior, destacou se tratar de um dia especial. “Na verdade, a gente tem que agradecer essa turma, essa 1ª turma de Medicina da UNIFENAS, por sonhar junto com o professor Edson a realização de uma faculdade de Medicina na cidade de Alfenas. Pioneirismo, empreendedorismo e futuro. O futuro que coube à família do prof. Edson, a professora Maria do Rosário, a Dra. Larissa e a Dra. Viviane, concretizar e consolidar esta faculdade de Medicina.”

Ao final, o sentimento compartilhado por todos foi o de gratidão: pela amizade que resistiu ao tempo, pelas oportunidades que a instituição proporcionou e pelas realizações que cada um pôde alcançar em suas respectivas áreas. O encontro foi mais do que uma celebração de 30 anos de formatura. Foi um momento de reafirmar que a história construída em Alfenas continua a ecoar nas vidas desses médicos, e que a UNIFENAS permanece como um elo fundamental em suas trajetórias.

UNIFENAS Vestibular