11 de setembro de 2024

Medicina UNIFENAS-BH é nota máxima no MEC

Investimento em novas tecnologias é uma constante na UNIFENAS

A reitoria, o corpo de gestores, os professores e os alunos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, comemoraram a nota máxima (5) atribuída pelo MEC (Ministério da Educação) a um curso superior de graduação. O resultado foi alcançado a partir da visita de avaliadores do Ministério.

Eles estiveram na Universidade no início deste mês de setembro de 2024. Consultaram documentos, conheceram a infraestrutura da instituição, conversaram isoladamente com gestores, corpo docente e corpo discente. Uma vez concluída a visita, veio a confirmação da excelência do curso de Medicina da UNIFENAS-BH, que usa como método de ensino o PBL (Aprendizagem baseada em problemas).

Em Belo Horizonte, a UNIFENAS conta com duas unidades: a unidade Jaraguá, que abriga o primeiro e o segundo ano do curso; e a unidade Itapoã, onde são desenvolvidos os outros anos. Na unidade Itapoã está localizado o Centro de Estudos e Atenção à Saúde da Comunidade (CEASC), que atende exclusivamente ao SUS e realiza consultas e exames especializados. Ele é uma unidade própria da UNIFENAS, responsável pelo atendimento da Atenção Secundária aos munícipes da regional Norte de Belo Horizonte, que abriga cerca de 250 mil pessoas.

Esta conquista da nota 5 evidencia a qualidade da infraestrutura, da qualificação do corpo docente e os investimentos que a Universidade realiza em prol da formação de médicos diferenciados. O ano de 2003 marcou o início da primeira turma do curso idealizado e concretizado pelo então reitor da UNIFENAS, Professor Edson Antônio Velano. A professora Maria do Rosário Araújo Velano, atual reitora, e suas filhas Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira, e Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento, herdaram e mantêm vivo o legado do professor.

Gestores comemoraram a avaliação. Como enfatizou o professor Danniel Ferreira Coelho, pró-reitor acadêmico, este é um momento de orgulho para a instituição. Destacou que, sob a liderança das doutoras Maria do Rosário, Larissa e Viviane, a UNIFENAS já alcançou o título de melhor Universidade privada de Minas Gerais, e esta nova conquista para a Medicina-BH demonstra o quanto o curso é inovador desde o seu nascimento com o Prof. Edson Velano. “O nosso agradecimento a todos os colaboradores, docentes, colaboradores técnicos administrativos e aos nossos estudantes que diuturnamente constroem esse curso de excelência.”

UNIFENAS Vestibular