4 de setembro de 2024

Memórias e legado de uma jornada de 50 Anos

Egressos e atuais gestores reunidos para homenagear a história do curso de Engenharia Civil

Egressos da Turma 74/2 com a reitora ao centro da foto

O Salão de Eventos I da UNIFENAS testemunhou um encontro histórico: a celebração dos 50 anos da Turma 74/02, pioneira do curso de Engenharia Civil da instituição. O evento reuniu não apenas os antigos colegas, mas também familiares, professores da época e os atuais gestores da Universidade, bem como a reitora Professora Maria do Rosário Araújo Velano, no último dia 31 de agosto,

O clima de nostalgia e gratidão permeou o reencontro dos egressos no câmpus de Alfenas, onde reviveram os tempos áureos de sua formação acadêmica nos anos de 1970. Lembranças foram compartilhadas entre abraços calorosos e histórias que marcaram a época. Momentos capturados em fotos e vídeos eternizaram a ocasião significativa para uma turma que deixou um legado inestimável, como foi dito nos discursos.

No salão de eventos, a reitora Maria do Rosário Araújo Velano emocionou os presentes com um discurso marcado pela reverência ao fundador da UNIFENAS, Professor Edson Antônio Velano. Em suas palavras, destacou que “todo empreendimento de sucesso nasce de um sonho, de um desafio a ser superado e um ideal a ser lançado”. E complementou: “ A implantação do curso de Engenharia não foi diferente. Desde a sua criação nos anos 70 o curso tem primado pela inovação e foi pela capacidade de seu criador, professor Edson Antônio Velano, imune às críticas daqueles que não acreditavam em seu empreendedorismo, plantou o curso de Engenharia que até hoje tem lançado competentes profissionais no mercado de trabalho”.

Os discursos e depoimentos emocionados ecoaram durante a visita à Universidade, organizada pelo engenheiro civil e egresso Cleiton Azevedo Vilela. Ele reconheceu que a UNIFENAS ofereceu, aos então alunos de Engenharia Civil, uma base muito sólida. “Só temos a agradecer à base de tudo, a nossa formação foi a UNIFENAS”.

Uma representante dos atuais estudantes de Engenharia Civil prestou homenagem aos pioneiros. Os reconheceu como verdadeiros visionários que abriram caminho para as gerações futuras. Em resposta, um dos egressos enfatizou a importância da UNIFENAS em suas trajetórias pessoais e profissionais. Marcelo Chaves Garcia, egresso e atual prefeito de Três Pontas, falou da honra de estar novamente na Universidade. “Tivemos a grata alegria de participar, de ver essa primeira pedrinha que foi colocada em 1974, com o curso de Engenharia Civil. Foram 80 pessoas do Brasil inteiro que vieram e formamos uma amizade muito forte, que dura até hoje”.

Colação de grau com a presença do Governador de Minas Gerais

O álbum de recordações da formatura, apresentado por um dos egressos, recordou memórias da solenidade histórica no Clube XV de Novembro. Figuras ilustres estavam presentes na colação de grau. O então Governador de Minas Gerais, Antonio Aureliano Chaves de Mendonça, participou como paraninfo e fez a entrega dos diplomas à Turma. A missa na Igreja Matriz de São José e Nossa Senhora das Dores de Alfenas e a confraternização também foram expostas no álbum.

Durante o encontro, a UNIFENAS presenteou os egressos e inaugurou uma placa comemorativa que para perpetuar o Jubileu de Ouro na história da Universidade. Gravadas na placa estão os seguintes dizeres: “A primeira turma do Curso de Engenharia Civil da UNIFENAS, Turma 74/2, em comemoração ao jubileu de Ouro (50 anos do início do Curso) presta homenagem ao Magnífico Reitor Prof. Edson Antônio Velano (in memoriam), à Magnífica Reitora Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, à Presidente da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas, Dra. Larissa Araújo Velano e à Vice-Reitora Dra. Viviane Araújo Velano Cassis.” (Alfenas-MG, 31 de agosto de 2024 Turma 74/2 - Engenharia Civil - UNIFENAS)

Saudosismo e agradecimento

O evento culminou com palavras de agradecimento e saudosismo dos presentes. O Professor José Roberto Paoliello, ex-coordenador e professor do curso, trabalhou na instituição por mais de 36 anos e comentou o momento: “Fiquei feliz por ter feito parte dessa história. Foi uma vida nesta casa. Uma vida de muito trabalho e muitos desafios vencidos com o apoio do nosso Professor Edson Antônio Velano. Hoje sinto saudades”.

O egresso Edson Gabriel Pereira, afirmou: “É uma felicidade imensa poder estar aqui. Voltar à UNIFENAS para este encontro da primeira turma, que plantou a primeira pedrinha. Agradeço ao professor Edson que foi até meu professor no Colégio Estadual, tive a honra de ser seu aluno e formar em uma instituição tão forte como a UNIFENAS”.

Familiares que participaram da visita também deixaram depoimentos como o de Aparecida Maria Chaves Garcia, esposa do egresso Marcelo Chaves Garcia. As boas recordações também fazem parte da sua história. Ela se recorda da turma ter iniciado o curso no prédio do Colégio Estadual Dr. Emílio Silveira e tem orgulho do marido, da sua filha ter se formado em Direito, do seu filho em Farmácia e ela mesma em Psicologia na UNIFENAS. “É uma felicidade enorme participarmos deste evento.”

UNIFENAS Vestibular