18 de junho de 2024

Extensão Universitária com responsabilidade

Alunas durante a apresentação oral no câmpus de Alfenas

A UNIFENAS promoveu neste primeiro semestre o seu 23º Fórum de Extensão Universitária. A temática central teve por foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por meio deste evento, a Universidade divulga os programas e projetos desenvolvidos nas comunidades onde se faz presente. A programação contou com apresentações orais presenciais e remotas, debates e exposição virtual de pôsteres nos câmpus da Universidade.

O Professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, fez uma retrospectiva desde o primeiro evento e mostrou a evolução das iniciativas, que agregam no desenvolvimento da sociedade e na formação dos universitários. A retrospectiva valorizou parcerias, entre as quais se destacam a Emater, no SulMilho; a Receita Federal, na criação do NAF-UNIFENAS; o Sebrae, no Unimarketing; e órgãos públicos e inúmeras instituições privadas que auxiliam no desenvolvimento da extensão universitária. Também ressaltou a participação da UNIFENAS nas Operações do Projeto Rondon, organizadas pelo Ministério da Defesa, e o apoio da Universidade à Rede Nacional de Primeira Infância.

São muitas iniciativas que resultaram em prêmios nacionais e no reconhecimento da UNIFENAS com selos de instituição comprometida com a responsabilidade social e até mesmo com a empregabilidade. Como destacou o Professor Rogério, são 23 anos que promovem a oportunidade para que alunos e professores apresentem ações que fazem a diferença na vida de toda a sociedade. “Ficamos felizes por poder mostrar para a comunidade acadêmica e a comunidade externa todo esse trabalho realizado pelos professores, pelos alunos e pela própria comunidade ao longo destes anos.”

Nesta edição, foram mais de 300 projetos inscritos, sendo 40 selecionados para a apresentação oral e os demais em sessões de pôsteres virtuais, estes disponíveis na página da extensão, no site da Universidade.

Na ocasião, o Professor Rogério Prado destacou o convite recebido da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares) para conhecer o trabalho desenvolvido pela Rede Mondó, na Ilha de Marajó, no estado do Pará. O diretor de extensão participou da missão, que ocorreu neste primeiro semestre, com a proposta de contemplar ações dentro dos projetos desenvolvidos pela UNIFENAS nas atividades de curricularização. Segundo o professor, em breve, a Universidade desenvolverá iniciativas voltadas para a melhoria da saúde das populações ribeirinhas.

UNIFENAS Vestibular