24 de maio de 2024

NAF na Praça leva orientação fiscal a feirantes em Alfenas

Evento conta com o envolvimento de alunos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis

O Centro de Convivência de Alfenas foi palco de mais uma edição do NAF na Praça. A iniciativa teve como objetivo oferecer apoio e orientação fiscal aos feirantes locais. De acordo com a professora Ana Amaral, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UNIFENAS, estudantes dos dois cursos auxiliaram na atividade.

O NAF na Praça deste ano focou na interação direta com os feirantes e realizou uma pesquisa para entender as dificuldades que enfrentam ao declarar impostos, gerar a DARF para pagamento e negociar dívidas do MEI (Microempreendedor Individual). Além disso, os alunos orientaram tanto feirantes, quanto seus clientes, em relação ao Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e o uso do portal GOV.BR para a realização das declarações.

Os alunos aplicaram seus conhecimentos na prática e prestaram assistência à comunidade. "Os alunos tiveram a oportunidade de divulgar as atividades do NAF UNIFENAS, que é desenvolvido em parceria com a Receita Federal, e tirar dúvidas na feira livre de domingo em Alfenas; que é um dos locais com maior circulação de contribuintes da cidade e região. Os feirantes puderam entender melhor o trabalho dos contadores e administradores e como esses profissionais podem contribuir para o desenvolvimento de seus negócios. Foi enriquecedor e gratificante para o acadêmico perceber o quanto é significativo o trabalho voluntário para sua formação," afirmou a professora.

O NAF UNIFENAS oferece atendimentos presenciais e remotos, previamente agendados. Os atendimentos presenciais ocorrem no câmpus Alfenas, bloco 20, às terças-feiras das 14h às 17h e às quintas-feiras das 18h às 21h. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail nafunifenas@gmail.com.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto que visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em contabilidade e administração, além de oferecer serviços gratuitos de orientação fiscal à comunidade.

UNIFENAS Vestibular