24 de maio de 2024

UNIFENAS representada na edição de 2024 do Congresso do MPMG

Da redação
A profa. Thalita de Joseanne Silveira da Silva; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; prof. Alyson da Silva Leal, coordenador do curso de Direito do câmpus de Alfenas; e os professores Paulo Engel Vieira, Ana Paula Barroso de Sales Paiva Prado.

O Congresso do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), que teve como tema "Processo Civil e Processo Penal – Inovação e Tecnologia a Serviço da Sociedade", ocorreu em Araxá entre os dias 10 e 12 de abril. A UNIFENAS esteve representada neste intercâmbio de experiências entre os integrantes do Ministério Público, profissionais do Direito e a comunidade acadêmica.

O professor Alyson da Silva Leal, coordenador do curso de Direito do câmpus de Alfenas, juntamente com os professores Paulo Engel Vieira, Ana Paula Barroso de Sales Paiva Prado e Thalita de Joseanne Silveira da Silva, representaram a Universidade. Como destaca o prof. Alyson, houve uma considerável troca de conhecimentos que estimulou debates em relação às novas ferramentas tecnológicas que têm influenciado os processos civil e penal, bem como a rotina das unidades funcionais do Ministério Público.

Ainda em relação à participação da UNIFENAS, o coordenador do curso disse: “Foi extremamente enriquecedora, proporcionando um aprendizado significativo e relevante para todos os envolvidos, certos de que os professores participantes têm muito a compartilhar com o corpo discente do curso de Direito. As palestras e debates abordaram temas de grande importância, fornecendo conhecimento valioso sobre as questões atuais e futuras do meio jurídico, especialmente no que diz respeito ao impacto das ferramentas tecnológicas. A troca de experiências entre os integrantes do Ministério Público, profissionais do Direito e a comunidade acadêmica foi fundamental para ampliar nossos horizontes e aprimorar nosso entendimento sobre os desafios e oportunidades que enfrentamos”.

Ele ainda destacou que “painéis sobre Inovações tecnológicas permitiram a reflexão sobre temáticas como a Inteligência Artificial e o Direito e os novos paradigmas com o uso do processo digital, bem como o uso da IA na resolução eficiente de casos penais, na atividade jurídica investigativa e como ferramenta para a redação de peças processuais”. E complementou ao expor que “painéis simultâneos abordaram questões processuais controvertidas no júri e o juiz de garantias, ou seja, sobre a importância da proteção dos direitos individuais e legalidade do processo e no Processo Civil, trazendo informações relevantes sobre questões processuais da reforma da Lei de Improbidade Administrativa, bem como a atuação do MPMG perante o STJ e as novas perspectivas do recurso especial”.

UNIFENAS Vestibular