24 de maio de 2024

NAF-UNIFENAS recebe homenagem da Receita Federal

Prof. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários; a profa. Ana Maria Santana do Amaral, coordenadoras dos cursos de Ciências Contábeis e Administração; e Evaldo Macedo, chefe da Receita Federal de Alfenas

A Delegacia da Receita Federal em Varginha concedeu uma homenagem ao NAF-UNIFENAS pela parceria em diversos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade sul-mineira. Evaldo Macedo, chefe da Receita Federal de Alfenas, esteve na Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade para entregar a homenagem.

Por meio do NAF, que é do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, a Receita Federal contribui para que os alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade desenvolvam a prática profissional. Entre as ações prestadas podemos citar o auxílio ao contribuinte em suas declarações de imposto de renda e até mesmo como usar os serviços disponíveis nos site da Receita. “Junto com a UNIFENAS, a gente ajuda a população a ter acesso a esse serviço. Vale lembrar que a UNIFENAS é destaque no Brasil em números de atendimentos”, disse Evaldo.

No ranking nacional, o trabalho desenvolvido pelo NAF-UNIFENAS ocupa o terceiro lugar em número de atendimentos realizados por alunos; tanto na forma presencial, como remota, por e-mail ou telefone. A atividade rende homenagens aos estudantes de Ciências Contábeis e também do curso de Administração. Como explica a profa. Ana Maria Santana do Amaral, coordenadora dos dois cursos, a Administração passou a integrar o NAF, no auxílio ao micro e pequeno empreendedor que pretende atuar na área de exportação ou importação. Ela destaca o comprometimento dos acadêmicos com o Núcleo. “O principal é o trabalho voluntário e a disseminação da educação fiscal. Então, são dois pontos primordiais que é justamente orientar e educar a população da importância da questão fiscal e do papel de cidadão que cada um desempenha.”

Desde a sua criação o NAF-UNIFENAS tem conquistado resultados positivos. No ano passado a Receita Federal publicou um livro no qual destaca o NAF como um de seus principais projetos desenvolvidos com Universidades brasileiras e a UNIFENAS se destaca por ser uma das primeiras Universidades do sul de Minas que aderiram à parceria. “Nós abraçamos a ideia desde o começo. Porque enxergamos nessa proposta exatamente isso que a gente observa hoje, que é o trabalho voluntário, que desenvolve habilidades e competências que o aluno tem. Isto é um diferencial para o estudante e as empresas percebem”.

UNIFENAS Vestibular