9 de novembro de 2023

Caminhada da Psicologia: Integrando Saúde Mental e Atividade Física

Da redação
O percurso de 50 minutos foi praticado no câmpus da UNIFENAS, em Alfenas

Câmpus da UNIFENAS testemunhou uma iniciativa que uniu dois pilares fundamentais para o bem-estar humano: a Psicologia e a atividade física. A 3ª Caminhada da Psicologia, no dia 25 de outubro, parte das atividades integradoras do 10º período do curso, proporcionou um momento de relaxamento e conexão com a natureza, enquanto promovia o cuidado com a saúde mental.

A atividade foi orientada pelo personal trainer Hermogenes Júnior, da Academia Espaço Equilíbrio, que, com sua expertise, enriqueceu a experiência dos participantes. Durante cerca de 50 minutos, alunos e professores percorreram os diversos blocos do câmpus, apreciaram a beleza do local e desfrutaram da natureza que o cerca. Foi uma oportunidade de fugir da rotina acadêmica e recarregar as energias.

A relevância dessa caminhada para a saúde mental não pode ser subestimada. Como nos lembra a professora Cláudia Moura, responsável por essa atividade, a prática regular de exercícios físicos, como a caminhada, é essencial para manter não apenas a saúde física, mas também a mental. “A caminhada é uma atividade gratuita, simples e leve que traz relaxamento, diminuição do estresse e ansiedade e produz sensação de bem-estar, quando praticada regularmente.”

O retorno dos participantes foi extremamente positivo. De acordo com a professora a caminhada ocorre em um momento de finalização do curso, repleto de desafios e ansiedades. A atividade ofereceu “um momento de relaxamento trazido pela própria prática, e com o alongamento realizado pelo profissional da educação física”, acrescentou a professora.