27 de junho de 2023

Pais e autoridades participam de júri simulado

Na primeira foto alunos do diurno, o promotor de justiça Frederico Carvalho de Araújo e a professora Ana Carla. A segunda foto alunos do noturno

Os finais de semestre para os alunos do 7º período do curso de Direito da UNIFENAS são sempre aguardados com expectativa. Neste período os alunos atuam como profissionais no Júri Simulado. A partir do estudo de casos reais, já julgados, eles estudam o processo e recriam o seu próprio Júri. No mês de junho, o câmpus de Alfenas promoveu dois destes momentos: no dia 3, com a turma do noturno, e dia 17, com o diurno. Pais estiveram presentes, assim como membros do Ministério Público.

O júri do primeiro dia foi referente a uma tentativa de homicídio. O segundo envolveu uma tentativa de feminicídio. A Profa. Ana Carla Tavares Coelho Swerts, professora da disciplina de Processo Penal e Atividades Integradoras do 7º período, supervisionou os estudantes na atividade e disse que “a cada dia o tribunal do júri simulado ganha maior repercussão, o que atrai pais e autoridades da comunidade”.

Prova desse envolvimento, de pessoas não diretamente ligadas à atividade, foi a presença, no dia 17, do Dr. Frederico Carvalho de Araújo, promotor de justiça na Comarca de Alfenas. O promotor elogiou o trabalho conduzido pela professora Ana Carla e disse que certamente impactará na carreira profissional, seja ela qual for que os alunos pretenderem seguir. “É muito válida, vamos dizer, essa experimentação. Os estudantes têm aqui uma rara oportunidade de simular algo que no futuro enfrentarão.”

Vivenciar o que os filhos aprendem na Universidade é algo que emociona os pais. Seus depoimentos chegam a ser semelhantes. Mariceia Aparecida Teixeira Rodrigues, mãe de uma das alunas, disse: “Parece que ontem mesmo eu a levava para a educação infantil e hoje está quase uma advogada. É uma alegria inigualável”. Júlio César Moreira Júnior, pai de outra aluna, afirmou: “A gente vê nascer, os primeiros passos na escola e agora neste evento tão importante, e que eles levam muito a sério, é algo feliz para a gente também”.

Como juíza do júri simulado, Larissa de Carvalho Moreira, aluna do diurno, destacou o que ela e seus colegas sentiram ao se preparem para colocar seus conhecimentos em prática. Em um primeiro momento, segundo ela, todos foram tomados pela ansiedade, principalmente para aqueles que querem seguir a área criminal. Ela, por exemplo, que pretende de fato se tornar uma juíza, diz que a Universidade lhes fornece uma base muito boa para chegar a este momento. “Eu sempre quis fazer Direito e ser juíza. Quando entrei no curso, superou minhas expectativas”, declarou entusiasmada com o júri simulado.

UNIFENAS Vestibular