Notícias UNIFENAS

Notícias

13 de junho de 2023

Metamorfose do lixo em arte


Everton Marques
Ampliar foto
A partir de materiais recicláveis uma peça artística também contribui para preservar o meio ambiente

Nem tudo que se observa é o que se vê! Poderíamos assim descrever uma fotografia em que duas jovens registram um momento; que vai além daquele espaço tempo. Com a informação correta muda-se o entendimento. Duas alunas do curso de Direito registram, para as redes sociais, a arte de uma borboleta criada a partir do reaproveitamento de materiais descartáveis. A peça artística, elaborada pelo Nucau (Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS), surgiu para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem, 5 de junho.

Recortes de jornais, papelão, pratinhos de plásticos, papéis de presentes são apenas alguns dos materiais usados para criar uma borboleta estilizada. O descartável ganhou vida com a peça e fotos registradas pelos universitários da UNIFENAS. Itinerante, a borboleta foi levada para outros pontos do câmpus de Alfenas. Podemos dizer que a mensagem contida na obra é subliminar e poderosa: a de que é preciso uma metamorfose na postura que se tem diante do meio ambiente, a fim de preservar o que a natureza nos deu de presente.

A professora Jussara Mesquita, coordenadora no Nucau, contou com a ajuda das professoras Maria Cristina (curso de Direito) e Maria Lúcia (cursos de Odontologia e Medicina) na confecção da peça. A proposta levou em consideração as duas datas simbólicas: o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem. Ambos exigem das pessoas posturas conscientes da necessidade de preservação. “O mundo todo padece de tanto material transformado em lixo, sem utilidade, e nós, sendo um núcleo de arte e cultura, temos que pensar na parte artística e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente”, disse Jussara.



UNIFENAS Vestibular