25 de maio de 2023

NAF auxilia na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

Atuação do NAF UNIFENAS ocorre em parceria com a Receita Federal

O prazo para a entrega do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) encerra-se na próxima quarta-feira, dia 31 de maio. Neste mesmo mês, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis estiveram na Praça Getúlio Vargas de Alfenas-MG para, também, orientar a população quanto à declaração. O evento, que recebe o nome de “NAF na Praça”, ocorre anualmente e é realizado pelo NAF-UNIFENAS (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIFENAS), com o apoio da Receita Federal.

Como esclarece a professora Ana Maria Santana do Amaral, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade, o declarante deve estar atento ao fato de que se no ano passado (2022) ele teve uma renda igual ou superior a R$ 28.559,70 (vinte oito mil, quinhentos e cinquenta nove reais e setenta centavos), ele está obrigado a fazer a declaração de IRPF. A professora ressalta que o prazo para a entrega em 31 de maio, na próxima quarta-feira, não será prorrogado. “Quem passar dessa data paga multa. O fato de a possibilidade da entrega também ocorrer via portal gov.br facilita para o contribuinte; principalmente para aquele que esquece alguma informação.”

O contribuinte que ainda tem dúvidas quanto ao preenchimento pode procurar, gratuitamente, o NAF-UNIFENAS, que atualmente está localizado na Universidade. O atendimento ocorre nas terças-feiras, de 14h às 17h, e nas quintas-feiras, das 18h às 21h. O telefone para contato é o (35) 3299-3064 ou 3299-3049 e o e-mail é nafunifenas@gmail.com.

UNIFENAS Vestibular