Nesta 15ª edição os 18 finalistas receberam troféus
Histórias de superação, de acolhida, de compromisso em transformar vidas são exemplos deixados por projetos sociais desenvolvidos no sul e sudoeste de Minas. Ações que ganham maior visibilidade por meio da iniciativa da UNIFENAS, do Netsu (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) e da TV Alterosa, responsáveis pela realização do Fórum Regional de Responsabilidade Social e Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social (2023), que a cada ano contempla 10 iniciativas inscritas para a premiação.
Em sua 15ª edição os 18 finalistas foram premiados com troféus. Na cerimônia de entrega, representantes de cada um dos projetos pôde acompanhar vídeos com o resumo de suas ações e que foram ao ar na programação da TV Alterosa (afiliada ao SBT). Na plateia a emoção tomou conta de seus idealizadores, que acompanharam na projeção a concretização de suas iniciativas, que são capazes de transformar vidas, com oportunidade de crescimento para quem delas participa e as desenvolve.
No discurso de abertura, o Professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, destacou que foram muitos os desafios enfrentados pela organização na realização do Prêmio. O resultado de todo esforço se materializa quando se observa que mais de 300 organizações não governamentais e instituições socialmente responsáveis tiveram maior visibilidade por meio da premiação.
O Sonnar Coral e Orquestra se apresentou na abertura da cerimônia. Após o Hino Nacional, o maestro Thiago de Moraes, antes de cantar outra canção, brindou os presentes com palavras que transcenderam o momento da premiação, como destacou a professora Sandra de Souza Alves, coordenadora do Netsu. Uma fala justa e perfeita no reconhecimento de todos que se esforçam por uma sociedade mais igualitária e fraterna. Aplaudido, de pé, pelos que estavam no Salão de Eventos I da Universidade, o maestro falou da importância de que juntos cada projeto deve permanecer com seus olhares no próximo.
Premiados da 15ª edição Os executivos de conta, Mariane Pedroso Sales e Sérgio Castro Souza, representaram a TV Alterosa na solenidade em que o destaque foi para os projetos Cozinha Pedagógica – EMEI Prof. José Eduardo de Oliveira Prado (Raios de Sol), de Alfenas; Programa de Educação Ambiental (Progea), da Polícia Militar de Minas Gerais, representado pela cidade de Poços de Caldas; e a Horta Escolar: Semeando o saber com o Tio Tharley, este também de Alfenas.
Entre os dez projetos de maior relevância também estavam: o Cão Terapia, de Poços de Caldas; o Escola Amiga Vida Viva, da Associação de Voluntários da Vida Viva de Alfenas; Associação Beneficente Maria Pequena, de Poço Fundo; Associação Esporte Clube Cruz Preta, de Alfenas; Projeto Social Garotos e Garotas da Vila, de Santa Rita do Sapucaí; Fope (Força Pré Militar Brasileira JCD Promenor Missão Brasil), de Alfenas; e Flic - Feira do Livro de Campanha/OSC Sebo Cultural, de Campanha.
Este ano os projetos que ficaram entre os 18 finalistas também foram premiados com troféus. Entre eles estavam os projetos: Educação em Ação, de Conceição do Rio Verde; Solidário Impactar; Programa Cidade Escola; Ações de Prevenção à Criminalidades em Alfenas, da Secretaria de Defesa Social; Atos 29; Clube Recreativo Juventude Alfenas; Regularização da captação e uso do recurso hídrico de 20 pequenos produtores familiares; e Cineclube Veredas: O Cinema Como Espaço de Formação e Diálogo. Estes últimos, todos de Alfenas.
UNIFENAS Vestibular