Reunião virtual marcou o lançamento da campanha “50 Planos Municipais pela Primeira Infância de Minas Gerais”
A Rede Primeira Infância – Minas Gerais (REPI-MG), com o apoio da Fundação Bernard van Leer, da Urban95, do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) e da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) lançou a campanha “50 Planos Municipais pela Primeira Infância de MG”. A proposta é incentivar a construção dos chamados PMPIs, que são responsáveis por garantir “políticas públicas de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, promoção da igualdade étnico-racial, desenvolvimento urbano, moradia e outros direitos e garantias fundamentais para as crianças de 0 a 6 anos de idade”.
De 853 municípios, em Minas Gerais apenas o município de Jequitinhonha e de Alfenas aprovaram os seus planos. Com a campanha espera-se que outros 50 municípios possam elaborar e aprovar o seu PMPI, a partir do apoio técnico de consultores e de pesquisadores. O resultado será divulgado no dia 15 de maio de 2023.
De acordo com a Rede, as inscrições podem ser realizadas pelo poder executivo, legislativo ou organização, movimento, coletivo e universidade com foco no desenvolvimento da Primeira Infância; desde que com a anuência dos dois primeiros. O professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, é um dos integrantes da Secretaria Executiva da REPI-MG. Ele acredita que a construção coletiva é uma grande marca dos Planos Municipais pela Primeira Infância.
Para mais informações acesse http://www.redeprimeirainfanciamg.com.br ou pelo instagram @redeprimeirainfanciamg.
UNIFENAS Vestibular