Médicos concluem especialidades na primorosa arte de curar
Entrega do documento de conclusão do curso ocorreu na UNIFENAS
Everton Marques
Os residentes e ao fundo o prof. Thiago Vianna Rodrigues, coordenador da comissão de residência médica e diretor técnico do HUAV; o prof. Denis Claudino Silva, diretor clínico do HUAV; a Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, reitora; o prof. Danniel Ferreira Coelho, pró-reitor acadêmico; e a profa. Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação
Um grupo de 20 médicos recebeu o título de especialista das mãos da magnífica reitora da UNIFENAS, professora Maria do Rosário Araújo Velano, e do coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV), professor Thiago Vianna Rodrigues. A cerimônia ocorreu no dia 24 de fevereiro, no auditório do Professor Edson Antônio Velano, no câmpus da Universidade.
O documento de conclusão de curso foi entregue a médicos de nove especialidades diferentes, dos Programas de Residência Médica do Hospital e da Universidade. Em comum, eles procuram na residência aprimorar o conhecimento e desenvolver novas habilidades. A médica Helen Gonçalves Reis, residente em Ortopedia e Traumatologia, disse que cresceu profissionalmente e como pessoa.
Na solenidade, em seu discurso o professor Thiago Rodrigues enfatizou que ao médico cabe agir com humanidade, exercer a Medicina com solidariedade e amar ao próximo. “O mais importante do hospital, dentro do treinamento da Residência Médica, é saber que estes profissionais estão aptos a enfrentar qualquer trabalho no Brasil.”
A cerimônia foi prestigiada por preceptores, familiares, direção do hospital e reitoria da Universidade. Os novos especialistas são das áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Neurocirurgia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Em entrevista, a professora Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação da UNIFENAS, destacou que o Hospital e a Universidade oferecem programas de residência em áreas necessárias para a comunidade. Para ela, as duas instituições trabalham pela excelência na formação médica, da graduação à especialização.
“Uma instituição completa!” Este é o pensamento de Juliana Marília Pereira de Oliveira, residente em Clínica Médica e que também se graduou pela UNIFENAS. “Nós temos a oportunidade prática, de estar em um hospital SUS, ver a realidade brasileira. Um hospital que é como uma mãe, que abraça realmente toda região.”
O professor Denis Claudino Silva, diretor clínico do HUAV, acrescentou que a característica do hospital é ser referência de uma grande região e que atende muitos casos graves. “Então, isso fortalece muito a formação dos residentes.”
Graduado em Medicina, na 17ª turma da UNIFENAS, e agora concluinte da residência em Anestesiologia, o médico Thiago dos Santos enalteceu o aprendizado no HUAV. Acredita que esta foi a oportunidade para estudar e se formar como um bom especialista. Ele não tem dúvidas de que recomendaria os programas de residência do HUAV e da Universidade. “Se tivesse que fazer de novo voltaria para cá.”