14 de dezembro de 2022

Ministério da Defesa trabalha pelo aperfeiçoamento do Projeto Rondon

UNIFENAS participa de reunião com representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas

Reunião de Professores Rondonistas ocorreu em Salvador - BA

O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria-Geral (SG), a Secretaria de Pessoas, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD) e o Departamento de Projetos Sociais, realizou a 14ª Reunião de Professores Rondonistas. O objetivo é avaliar e produzir subsídios para o aperfeiçoamento das futuras operações do Projeto Rondon. A UNIFENAS é uma das instituições de ensino superior que participam e levam ações que contribuem para o desenvolvimento das regiões mais carentes do Brasil. O encontro ocorreu no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador - Bahia, entre os dias 22 e 26 de novembro.

Participaram da reunião 38 professores de instituições públicas e privadas, convidadas pelo General William Georges Felippe Abrahão, diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa. A UNIFENAS esteve representada pelas professoras Bárbara Simões, do câmpus de Belo Horizonte, coordenadora da equipe da Universidade nas Operações Rondon das Gerais e Portal do Sertão; e Sandra de Souza Alves, coordenadora do Projeto Rondon na UNIFENAS, câmpus de Alfenas. "A reunião permitiu a troca de saberes entre os professores e a oportunidade para padronização de procedimentos quanto à gestão do Projeto Rondon. Além disso, permitiu o fortalecimento do Projeto no âmbito da UNIFENAS", disse a professora Sandra.

No ano de 2022, a UNIFENAS participou das operações Rondon das Gerais, com alunos e professores de Alfenas na cidade de Itacambira, já a equipe de Belo Horizonte foi para a cidade de Grão Mogol. Representantes do câmpus de Alfenas ainda participaram da Operação Amapá Mais Forte, na cidade de Pracuúba. Todas estas três operações ocorreram no mês de julho. De acordo com a professora Sandra, com o apoio da reitoria e da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a UNIFENAS tem desempenhado seu papel de forma responsável ao incentivar a participação de alunos e professores nas operações. Como salienta, o Projeto Rondon permite a troca de informações e a vivência de outras culturas, tanto para os acadêmicos como para a comunidade local. Todos crescem como pessoas.

Em 2023 representantes da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, devem participar da Operação Portal do Sertão, na cidade de Coração de Maria, na Bahia, e da Operação Lobo Guará, na cidade de Alto Paraíso, em Goiás. Os professores e alunos do câmpus de Alfenas estarão envolvidos com a Operação Lobo Guará, na cidade de Cabeceira Grande, em Minas Gerais.

UNIFENAS Vestibular