11 de novembro de 2022

OAB/Alfenas homenageia a UNIFENAS

Evento comemora os 90 anos da 2ª Subseção da Ordem dos Advogados no município

A reitora da UNIFENAS, professora Maria do Rosário Araújo Velano, recebe homenagem pelos 50 anos da Universidade das mãos do presidente da Subseção da OAB local, Dr. Marcelo Mezete

A 21ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com sede em Alfenas, comemorou, na noite do dia 29 de outubro, os seus 90 anos de instalação na cidade. A comemoração aconteceu em clima festivo que reuniu advogados, presidente, diretoria da subseção local, ex-presidentes da entidade, representantes da sociedade civil, além da reitora da UNIFENAS, professora Maria do Rosário Araújo Velano. O encontro foi na sede da Casa do Advogado, localizada na Rua General Carneiro, centro de Alfenas e, em seguida, houve coquetel comemorativo na Domno Martelli.

A solenidade começou com a formação da mesa diretora que comandou os trabalhos. Ela foi formada pelo presidente da OAB local, Marcelo Mezete; o ex-presidente Daniel Murad Ramos, representando o presidente da OAB Minas, Sérgio Rodrigues Leonardo, e também Gustavo Oliveira Chalfun, presidente da Caixa de Assistência aos Advogados da OAB MG. O padre Jorge Américo, que atua na paróquia São Pedro Apóstolo, de Alfenas, deu a bênção e falou da parábola do bom samaritano, sugerindo aos advogados a boa prática da vocação e missão a eles confiadas. Em seguida, os componentes da mesa diretoria usaram a palavra e falaram aos presentes.

Homenagens

Após discursos, o mestre de cerimônia Carlos Eduardo Gregório seguiu o roteiro e chamou ex-presidentes da entidade para receber placa de agradecimento e reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos à frente da instituição. Foram homenageados os advogados: Dr. Wanderley Tiago Velano (1987 a 1989), Dr. Plínio de Ávila Lima (1989 a 1991), representado pela filha, também advogada Dra. Tatiana da Silva Lima Moreira; Dr. Ronan Camilo de Carvalho e Silva (1995 a 2009); Dr. Daniel Murad Ramos (2010 a 2015) e Dr. Rodrigo Lemos Urias (2016 a 2018).

Em seguida, dando continuidade à solenidade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais e Subseção Alfenas, prestaram homenagem aos atuais presidentes da OABMG, Caixa de Assistência aos Advogados e OAB Subseção Alfenas. Na ordem, receberam placas: Dr. Sérgio Rodrigues Leonardo, presidente da Seccional da OAB/MG, representado pelo advogado Dr. Daniel Murad Ramos; Dr. Gustavo de Oliveira Chalfun, presidente da Caixa de Assistência aos Advogados/MG; e Dr. Marcelo Mezete, presidente da 21ª Subseção de Alfenas.

Por fim, a 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, sede Alfenas, prestou “justa homenagem” à UNIFENAS (Universidade Professor Edson Antônio Velano), pelos seus 50 anos de prestação de serviços à comunidade alfenense, regional e do país. “Universidade que foi e é responsável pela formação de grande parte dos advogados inscritos nesta subseção da OAB”, disse o mestre de cerimônia. A reitora da UNIFENAS, professora Maria do Rosário Araújo Velano, recebeu a homenagem das mãos do presidente da Subseção Alfenas, Dr. Marcelo Mezete.

“Só alegrias!”

Em entrevista à TV Alfenas, o presidente da Subseção da OAB/Alfenas, o advogado Marcelo Mezete, afirma que nestes 90 anos, a entidade se destaca na região pelos trabalhos sociais que desenvolve em vários setores em Alfenas. “Na época da pandemia, por exemplo, realizamos um debate eleitoral virtual que chamou muito a atenção da cidade e região, e atraiu um grande público”, afirma. Ele conta que também destaca a força da advocacia de Alfenas: “Temos um patrimônio que nenhuma cidade da região tem; isso nos alegra e nos motiva ainda mais”, resume.

Marcelo Mezete fala de todo o patrimônio que a entidade possui e salienta a importância da Casa do Advogado: “Hoje, o advogado de Alfenas tem uma casa amplamente preparada, principalmente para os jovens que se formaram há pouco e não tem os seus escritórios; temos salas preparadas para eles atenderem e também para realizarmos audiências virtuais”, salienta o presidente. Ele conta também que uma das metas a serem colocadas em prática é levar a OAB às escolas, lembrando que foi aprovada lei junto à Câmara Municipal e que falta muito pouco para que os alunos das escolas da cidade também recebam a OAB.

O presidente da Subseção da OAB Alfenas lembra também da importância da UNIFENAS (Universidade Professor Edson Antônio Velano) na formação dos seus profissionais na área do Direito. “A UNIFENAS tem papel importante no nosso histórico; a OAB se alegra em ver que a instituição está sempre preocupada em expandir conhecimentos e altas tecnologias aos novos profissionais, seja na área do Direito ou de outras profissões. Forma profissionais de qualidade, com mudanças importantes e preparando alunos para o futuro”, completa Marcelo Mezete, lembrando que sua maior alegria é estar presidente da OAB. “Tive uma infância muito difícil e consegui estar aqui hoje. Ser presidente da OAB é muito mais do que especial, pois temos muitos advogados de destaque na cidade e hoje eu estou aqui; estou muito feliz, mesmo!”, encerra.

(Por: Valdir Cezário - Editor do Jornal dos Lagos)

UNIFENAS Vestibular