24 de outubro de 2022

A um passo da Medicina - UNIFENAS

Vestibulando se submete ao processo seletivo com o objetivo de alcançar o seu sonho

Câmpus de Alfenas foi um dos 14 locais de prova

Para o vestibulando que sonha em cursar Medicina na UNIFENAS, o dia 22 de outubro de 2022 foi mais um passo rumo a este objetivo. A Prova Tradicional, destinada ao ingresso no primeiro semestre do próximo ano, seja no câmpus de Alfenas, seja no câmpus de Belo Horizonte, teve cinco horas de duração.

Antes de entrar na sala de aula, cenas como um abraço, como um carinho, se repetiram em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal; locais em que o Processo Seletivo ocorreu. Em meio a outros vestibulandos, concentrada na avaliação que decidirá seu ingresso na Universidade, estava Giovana Braga. Minutos antes, ela recebeu orientações de seus pais, de como se comportar na prova. "Eu sou bem tensa! Então, tendo eles aqui, me apoiando, é muito importante para mim", disse a vestibulanda da cidade de Varginha.

Ao recordar o tempo da prova, André José Braga orientou a filha que no momento de cansaço é necessário parar, fechar os olhos para relaxar e respirar. A mãe Cristiane Gomes reafirmou que o papel da família é tranquilizar, porém é inevitável que o coração acelere quando chega perto da prova. "Mas é bom acompanhar e dar apoio", destaca a mãe de Giovana Braga.

O Processo Seletivo avalia se o candidato possui conhecimento e capacidade de argumentação para ingressar na Universidade. Um fato curioso no Vestibular da UNIFENAS é a presença de ex-alunos, que trazem seus filhos para que possam estudar onde no passado eles mesmos se formaram.

Um caso que representa a afirmação anterior é a do psiquiatra Diemes Cristiano Lopes. Ele se formou em Medicina, pela UNIFENAS, no câmpus de Alfenas, juntamente com seu irmão e na mesma turma. Agora, o médico trabalha para concretizar o sonho de sua filha. "É uma satisfação enorme [vê-la] seguindo o caminho do pai", enfatizou o egresso.

O psiquiatra observa que o curso da UNIFENAS aprimora o aprendizado e o conhecimento a cada dia. O que reflete no reconhecimento nacional. Palavras que na opinião do professor José Sérgio Tavela Júnior, coordenador do curso de Medicina, do câmpus de Alfenas, reforçam o sentimento de que o maior valor da instituição são os egressos. "Saber que eles estão bem posicionados, trabalhando e cuidando de pessoas, é o que a gente ensina. Ficamos muito satisfeitos. Então, este é o grande valor da instituição. E quanto isso pode ser passado de pai para filho, vira essa herança familiar, isso caracteriza o que a gente é aqui, família".

Muitas histórias se entrelaçam a da UNIFENAS. O pai de Vitória Dionésia cursou Medicina Veterinária na instituição, seu irmão cursou Direito na mesma Universidade, e ela, que ainda nem concluiu o ensino médio, não teve dúvida quanto à escolha da UNIFENAS para prestar seu primeiro vestibular. "Quero também construir uma carreira aqui", disse a vestibulanda.

O fato de que ex-alunos desejam que seus filhos estudem na UNIFENAS revela a força da instituição, como destacou o Professor Danniel Coelho, pró-reitor acadêmico da Universidade. "Não há nada no mundo mais importante para nós do que os nossos filhos. Para eles, queremos o melhor do que para nós mesmos. Então, quando o egresso, que estudou aqui, traz seu filho, é a comprovação de que a gente tem um ensino diferenciado, um corpo docente diferenciado. É a maior prova de que a UNIFENAS é a melhor Universidade Privada de Minas Gerais."

O resultado da Prova Tradicional, do Processo Seletivo 2023 - 1º Semestre, para Medicina da UNIFENAS, será divulgado no dia 31 de outubro.

UNIFENAS Vestibular