11 de outubro de 2022

Feiras de Profissões auxiliam na tomada de decisão

UNIFENAS esteve presente em 11 escolas públicas e privadas de Alfenas e região

Iniciativa permite que estudantes conheçam os cursos de graduação da UNIFENAS

Com o foco nos alunos do ensino médio, a UNIFENAS permitiu a 6.920 jovens vivenciarem experiências que podem influenciar quanto à futura carreira profissional. De agosto a outubro de 2022, a Universidade promoveu 11 Feiras de Profissões, uma em Areado; outra em Ilicínea, que também atraiu estudantes de Guapé; e nove em Alfenas. O objetivo foi apresentar atividades desenvolvidas por diferentes cursos de graduação ofertados pela Universidade.

Nas feiras os estudantes do ensino médio, e também de alguns anos do ensino fundamental, receberam informações e acompanharam atividades que são realizadas por administradores, engenheiros agrônomos, arquitetos, biomédicos, profissionais da Ciência da Computação, da Ciências Contábeis, do Direito, da Educação Física, da Enfermagem, da Engenharia Civil, da Estética e Cosmética, da Farmácia, da Gastronomia, da Medicina, da Nutrição, da Odontologia, da Pedagogia, da Psicologia e da Veterinária.

Em todas as feiras a equipe de estudantes e professores da UNIFENAS foi bem recebida. Como destacou Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, essa atividade ficou dois anos sem ser realizada devido à pandemia e agora retornou com muita força. "Foi uma experiência de integração com a comunidade, relevante tanto para a nossa comunidade acadêmica, quanto para os alunos das escolas que nos receberam."

Como acrescentou o diretor, a Feira de Profissões cumpre a missão de apresentar os cursos de graduação e permite aos jovens tirarem dúvidas por qual área escolher. Os diretores das escolas concordam em relação a importâncias desse momento para os seus alunos. A fala de Adriana Luzia de Oliveira Faria, diretora da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, de Ilicínea-MG, exemplifica bem o que os demais diretores pensam a respeito da Feira de Profissões: "Depois da pandemia, os alunos ficaram um pouco sem norte. Perderam parte do vínculo com a escola e com a Universidade. Esta vinda da UNIFENAS os estimula a quererem ir além, amadurecerem a escolha. Nosso objetivo é que façam uma escolha mais amadurecida e consciente".

As 11 escolas em que a Feira de Profissões ocorreu foram: a E.E. João Lourenço (Areado-MG), a E.E. Nossa Senhora Aparecida (Ilicínea-MG), e da cidade de Alfenas a E.E. Prefeito Ismael Brasil Corrêa, a E.E. Judith Vianna, o Colégio Atenas, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, o Colégio Anglo, a E.E. Samuel Engel, a E.E. Dr. Napoleão Salles, a E.E. Dr. Emílio Silveira e a E.E. Pe. José Grimminck

Confira algumas reportagens produzidas pela TV Alfenas:

Feira no Colégio Atenas

Feira na E.E. Prefeito Ismael Brasil Corrêa