26 de setembro de 2022

MP entrega comenda à reitora da UNIFENAS

Homenagem é em comemoração ao Jubileu de Ouro da Universidade

Ministro do STF, Kassio Nunes Marques; Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora da UNIFENAS; Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, magnífica reitora da UNIFENAS; Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira; Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral do Estado de Minas Gerais

A professora Maria do Rosário Araújo Velano, magnífica reitora da UNIFENAS (Universidade Professor Edson Antônio Velano), recebeu a comenda do Ministério Público Mineiro, em homenagem ao Jubileu de Ouro da Universidade. Este reconhecimento ocorreu em meio a outros homenageados, entre os quais o Ministro do STF (Superior Tribunal de Justiça), Kassio Nunes Marques, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez. A solenidade ocorreu no dia 16 de setembro, no Teatro do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

Para a reitora a homenagem coroa o trabalho desenvolvido pelo seu esposo professor Edson Antônio Velano (in memoriam) em prol da educação e que hoje é conduzido por ela e suas filhas, Dra Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira, e Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento. "É muita emoção! Estou me sentindo honrada por essa homenagem do Ministério Público", disse a reitora.

Na tribuna, Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de justiça de Minas Gerais, destacou a parceria que existe entre o Ministério Público Mineiro e a UNIFENAS; que considera uma instituição de excelência na educação. Ele também contou como a família Velano se uniu para dar continuidade à Universidade após o falecimento do professor, em 2008. "É preciso sonhar e realizar. Foi o que fez há 50 anos o Professor Edson Velano. Visionário, obstinado, empreendedor. Transformou sonho em realização. Tendo partido para encontrar com Deus no ápice de suas conquistas", declarou em seu discurso.

Em entrevista, o Dr. Jarbas afirmou: "Nós temos muito orgulho de homenagear algumas autoridades nacionais, internacionais e gente que construiu um trabalho. No caso, a UNIFENAS, o Professor Edson Velano, a Profa. Maria do Rosário, Larissa e Viviane. Ele e elas construíram uma instituição muito importante, parceira permanente do Ministério Público. Nós temos muito orgulho de caminharmos juntos com a UNIFENAS, sempre!".

Ministro do STF é convidado como orador

O ministro do STF, Kassio Nunes Marques, que na solenidade recebeu a Medalha do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco Lins do Rego Santos, foi o orador do evento. Suas palavras destacaram a origem do Ministério Público, das eleições que se aproximam, de grandes nomes do passado, como Tancredo Neves, da força da Constituição e da palavra liberdade. "Minas nasceu da luta pela liberdade. Liberdade é o outro nome de Minas. Sou grato pela homenagem recebida em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, terra da liberdade", disse o Ministro do STF.

À nossa equipe de reportagem, o ministro Kassio Nunes enfatizou sua satisfação em receber a medalha: "Com muita honra e alegria! É motivo de orgulho para cada um dos homenageados participar dessa festa que enaltece, não só o Ministério Público, mas toda a sociedade mineira".

Semana do Ministério Público e a participação da UNIFENAS

As homenagens ocorreram no encerramento da Semana do Ministério Público, que em 2022 celebra os 200 anos de independência do Brasil e comemora o 11 de setembro, Dia do Ministério Público de Minas Gerais.

No evento, alunos e professores do curso de Direito da UNIFENAS tiveram a oportunidade de acompanhar os debates acerca da atuação do Ministério Público e a sua relação com Portugal a partir da independência. Os estudantes do 10º período, com a coordenação do curso e professores também visitaram o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), por meio do programa "Conhecendo o Judiciário"; uma acolhida agradecida por eles nas redes sociais.

De volta aos discursos do encerramento da semana, o procurador-geral de justiça e o ministro do STF destacaram o papel da justiça brasileira na garantia da democracia e o repúdio aos discursos de nós contra eles, que dividem o país. À nossa equipe falaram dos desafios para a justiça nos próximos anos.

"O desafio maior é o avanço tecnológico, que nós temos que acompanhar; atender a população; cumprir nossos objetivos constitucionais; usar bem o orçamento, retornar para o povo mineiro. Acho que nós temos feito isso", afirmou Dr. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de justiça.

O ministro do STF, Kassio Nunes Marques, enfatizou: "O Brasil prossegue em mutação, em transformação, em desenvolvimento, em crescimento. E com isto há a transformação da sociedade, com ela a legislação e nós aplicadores do direito, poder judiciário, também temos que continuar nessa evolução, acompanhando essa transformação social".

UNIFENAS Vestibular