Honra ao passado e desapego trazem novos ventos à instituição, hoje a melhor Universidade privada de Minas Gerais
Everton Marques
Uma homenagem que perpetua para sempre o nome do fundador da UNIFENAS nos anais da educação; um homem visionário, de grandes ideais
A harmonia ressoou na missa de celebração de graças, nos discursos, nas homenagens, nos shows com Pe. Fábio de Melo e Fábio Júnior. Dentro das comemorações pelos 50 anos da UNIFENAS, a Universidade viveu uma de suas horas mais belas, como diria seu fundador e no mês de seu aniversário (26-09-1949). Na comemoração realizada no dia 3 de setembro de 2022, que também contou a participação do Sonnar Coral e Orquestra e do cantor Jill Reis, a magnífica reitora, Professora Maria do Rosário Araújo Velano, acompanhada de suas filhas Dra. Larissa Araújo Velano e Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, anunciou, que a partir de então a UNIFENAS passa a se chamar Universidade Prof. Edson Antônio Velano, uma homenagem ao seu esposo, responsável por criar a instituição em 22 de maio de 1972.
Em sintonia com o momento pelo qual passa a Universidade Pe. Fábio, em sua homilia, foi afirmativo ao dizer que a perda é a essência da vida. “Permitir novos ventos…sem apego, honrando o passado, mas não apegado ao que ele deixou.” Outras sábias palavras foram proferidas pelo padre que parabenizou à Universidade pelos seus 50 anos dedicados a transformar vidas pela educação. "Para mim é uma honra ver fazer memória ao trabalho dele e também comemorar a continuidade, através das filhas, da esposa e de todos aqueles que juntaram a esta família para poder dar continuidade à UNIFENAS e fazê-la crescer, sempre com os ventos do futuro. Acho que a melhor maneira de preservar a memória de alguém é incrementando essa memória com as novidades que o tempo presente nos permite", afirmou Pe. Fábio de Melo.
Em seu discurso, a magnífica reitora destacou o legado deixado pelo professor Edson Antônio Velano na educação, números que falam por si: mais de 40 mil egressos, 48 cursos de graduação (somados presenciais e EaD), 4 mestrados e 2 doutorados. Números que ganham progressão ainda maior com MBAs, especializações, residências médicas, iniciação científica, atividades de extensão, intercâmbios. Dados estes presentes no vídeo em homenagem ao professor Edson, que narrado por uma voz feminina, referência à educação, falou do menino que amava Alfenas, do rio que corta sua terra, da emblemática frase dita por ele: "Respeitando o passo e construindo um futuro".
Por tudo que ele sonhou e concretizou é que a reitora anunciou: "O professor Edson escreveu seu nome nos anais de nossa cidade. E a partir de agora, como forma de homenagearmos esse grande homem, a UNIFENAS passará a ser Universidade Professor Edson Antônio Velano. Olhando para o futuro fica o nosso compromisso de seguir adiante com ousadia. Até agora, sempre contamos com a ajuda de Deus e temos certeza de que com Ele seremos os vitoriosos na busca de nossos ideais. Parabéns UNIFENAS! Que essa data se repita por muitos e muitos anos e que possamos sempre comemorar com júbilo sua trajetória vitoriosa".
A retrospectiva, o desenvolvimento contado no vídeo também estavam presentes nas palavras da Dra. Viviane, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento. Ao convidar os egressos presentes a se posicionarem de pé, simbolicamente pediu uma salva de palmas a todos que tiveram suas vidas transformadas pela formação obtida na UNIFENAS. Ela mesma encontrou a liberdade nos livros. "Aprendi com meu pai que a palavra livro vem do latim liber. E que, quando usada na forma de substantivo, significa livro, mas quando usada na forma de adjetivo, significa liberdade. É sobre isso mesmo que quero falar, sobre liberdade. Quero enfatizar essa palavra, pois é exatamente isso que a educação faz. Ela liberta! Ela possibilita que as pessoas sejam donas do próprio destino, que construam novos e prósperos futuros, que rompam as bolhas das desigualdades sociais e que ampliem seus destinos para o lugar, o momento e o ponto que desejarem."
“Nasci no berço da educação”, afirmou Dra. Larissa, pró-reitora administrativo-financeira e presidente da Feta (Fundação de Ensino Tecnologia de Alfenas). De seu discurso as lembranças de um pai católico praticante, que gostava de comemorar suas conquistas com confraternizações festivas, ela mesma foi uma criança feliz, que sujava suas mãos ao pintar as pinhas de dourado nos finais de ano. Uma mulher que cresceu e guarda os ensinamentos da importância do caráter e da humildade. "Tenho muito orgulho de ter convivido durante 30 anos e aprendido tanto com ele, sobre caráter, humildade, mas não a viver sem você, pai. Finalizo citando Immanuel Kant, filósofo prussiano: O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Viva a Universidade Professor Edson Antônio Velano! Viva Edson Antônio Velano! Muito obrigada."
Reconhecimento e confraternização
Por meio de suas gestoras, a UNIFENAS demonstrou gratidão àqueles que contribuíram com o sonho de proporcionar a milhares de pessoas uma educação capaz de transformar vidas. Na comemoração ao Jubileu de Ouro da Universidade, o troféu "Prof. Edson Antônio Velano" foi entregue a personalidades de várias áreas: de saúde, da educação, da justiça e colabores que estão na instituição há muitas décadas. Uma demonstração de que sonhos que se somam levam a concretização e o sucesso de todos.
Os shows de Pe. Fábio de Melo e Fábio Júnior coroaram a noite do dia 3 de setembro de 2022, no câmpus da Universidade, em Alfenas. Convidados se encantaram com a estrutura montada para a comemoração. Um corredor com fotos do professor e sua família conduziram às luzes com a inscrição UNIFENAS 50 anos e que dava acesso a um luxuoso recinto decorado para recebê-los para um jantar de gala.
Gratidão em forma de homenagem
“Troféu Professor Edson Antônio Velano”, homem de grandes ideais, é entregue a personalidades de várias áreas.
Homenageados da área da saúde: Prof. Aécio José da Silva; Dr. Boaventura Passos Vinhas; Dra. Carla Renata Sarni, egressa do curso de Odontologia; Dr. Carlos Eduardo Venturelli Mosconi; Dr. José Ademar Baldim; Dr. Virgínio Cândido Tostes de Souza; Dr. Benedito Ferreira da Silva (in memoriam);
Homenageados da área da educação: Profa. Maria Conceição Barbosa Elias; Prof. João Batista de Ávila Franco (in memoriam); Sr. Abrão Adolpho Engel (in memoriam);
Homenageados da área da justiça: Sra. Maria Helena Munhoz Fernandes; Dra. Eliane Fernandes do Lago Corrêa, promotora de justiça e egressa do curso de Direito; Dr. Fernando Ribeiro de Magalhães Cruz, promotor de justiça; Dr. Marcelo Fernandes dos Santos, promotor de justiça; Dr. Paulo Cássio Moreira, juiz de direito aposentado; Dr. Paulo de Tarso Tamburini Souza, juiz de direito; Dr. Nicolau Lupianhes Neto, juiz de direito; Dra. Emília Maria Velano, juíza federal;
Funcionários Homenageados mais antigos da UNIFENAS e que representaram todos os colaboradores: Prof. Oswaldo Luiz Mariano (41 anos de instituição); Sr. Paulo Tadeu Barroso Salles (43 anos de instituição); e o Prof. Fuad Haddad (43 anos de instituição)
Discurso da reitora, Professora Maria do Rosário Araújo Velano
Boa noite a todos. Nem sempre é tarefa fácil conter a emoção diante de acontecimento tão importante como o que estamos comemorando hoje - o Jubileu de Ouro de nossa Universidade - a UNIFENAS. É uma noite de festa para todos nós que testemunhamos o início de uma saga.
No começo foi um sonho, um ideal, algo imaginário, mas que, pouco a pouco, começou a se materializar na mente prodigiosa daquele que acreditou em seu potencial e em sua capacidade de criação.
Era mister fazer algo inovador, algo que contribuísse para o aprimoramento intelectual do ser humano, algo que possibilitasse a este alcançar voos mais altos em busca de seus ideais.
Foi assim que na década de 70 surgiu a FETA - Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas que deu origem à UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano.
Com a criação da Unifenas, não só a cidade ganhou em qualidade de ensino, como também o comércio local, o setor hoteleiro e a construção civil tiveram um crescimento até então não imaginado em nossa cidade.
O que dizer dos empregos diretos e indiretos que foram alavancados com a criação da Universidade e que contribuíram sobremaneira para a melhoria do padrão de vida dos alfenenses como um todo.
Alfenas tornou-se então um polo educacional de prestígio acolhendo alunos de diversas partes do país.
Orgulhosamente a UNIFENAS chega aos seus 50 anos de existência entre as dez melhores universidades privadas do país e a primeira em Minas Gerais, tendo conquistado o nível de excelência cinco pelo MEC provando credibilidade, ética e compromisso com a formação de seus alunos.
Que o digam os egressos da Universidade que hoje militam em diversas áreas do saber e que, para nosso orgulho, elevam o nome da UNIFENAS Brasil afora.
Ao longo de sua prolífica existência, a UNIFENAS enfrentou momentos difíceis, obstáculos aparentemente intransponíveis, mas que foram sendo superados graças à liderança firme e cheia de pujança de seu criador.
Faz-se necessário, numa ocasião como esta, dar ao professor Edson Antônio Velano lugar de honra, rememorando seus feitos.
O amor incontido por sua terra natal foi o que lhe deu motivação suficiente para abrir novos caminhos no alcance de seus objetivos.
Professor Edson sempre acreditou no potencial do ser humano quando se lhe dão oportunidades para alcançar seus ideais. Assim, muitos alunos tiveram suas vidas tocadas pelas boas obras praticadas por quem amava Alfenas e seus cidadãos.
Certamente não imaginava o alcance de seus atos nem a repercussão destes ao longo dos tempos, mas através deles, professor Edson escreveu seu nome nos anais de nossa cidade e, a partir de agora, como forma de homenagearmos esse grande homem, a UNIFENAS passará a ser Universidade Professor Edson Antônio Velano.
Com esta comemoração, procuramos resgatar a trajetória de nossa Universidade e também agradecer a todos os professores, diretores e leais funcionários que aderiram ao projeto do Professor Edson e que, com seu empenho e dedicação, têm contribuído para o engrandecimento da Universidade Professor Edson Antônio Velano.
Olhando para o futuro, fica o nosso compromisso de seguir adiante com ousadia. Até agora sempre contamos com a ajuda de Deus e temos certeza de que com Ele, seremos vitoriosos na busca de nossos ideais.
Parabéns, UNIFENAS!
Que essa data se repita por muitos e muitos anos e que possamos sempre comemorar com júbilo sua trajetória vitoriosa.
A todos vocês que fazem desta festa de gala um momento inesquecível, nosso muito obrigado pela presença.
Discurso da Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento
Boa noite!
Em meu nome e em nome da minha família, gostaria de agradecer a presença de todos neste evento tão cheio de significado para nós, especialmente quando fazemos uma retrospectiva sobre a história da UNIFENAS e, obviamente, nos deparamos com muitas memórias do nosso fundador, meu pai, o professor Edson Velano.
A UNIFENAS para mim, Viviane, foi como uma extensão da minha própria casa. Desde as primeiras memórias, eu tenho muito clara a imagem do meu pai vislumbrando o crescimento e o desenvolvimento desta Universidade. Porém, o que ele, inicialmente, imaginou que seria importante “apenas” para Alfenas ou até mesmo para Minas, na realidade, rasgou fronteiras e se tornou um relevante agente de transformação em nível nacional.
Esta é a UNIFENAS que vocês ajudaram a construir: uma instituição respeitada por todo o país!
Aprendi com meu pai que a palavra livro vem do latim liber e que, quando usada na forma de substantivo significa livro, mas quando usada na forma de adjetivo significa liberdade.
É sobre isso mesmo que quero falar: sobre liberdade!
Quero enfatizar a palavra liberdade, pois é exatamente isso que a educação faz: ela liberta, ela possibilita que as pessoas sejam donas do próprio destino, que construam novos e prósperos futuros, que rompam as bolhas das desigualdades sociais e que ampliem seus destinos para o lugar, o momento e o ponto que desejarem!
Então, o sonho do meu pai ao criar a UNIFENAS, acabou por fazer muito mais do que ele imaginou no começo. Mais do que promover o crescimento da nossa cidade, ele libertou milhares de egressos e suas famílias.
Mais do que isso, ele possibilitou que essas pessoas espalhassem pelo Brasil as transformações sociais que passaram a gerar, impactando um número incalculável de pessoas beneficiadas.
Só a educação de qualidade poderia ter feito tanto assim! Por isso, tenho orgulho de dizer que só a UNIFENAS é grande neste nível!
Sem ter a pretensão de citar nominalmente todos os brilhantes egressos que por aqui passaram, cito a minha amiga querida aqui presente, Dra. Carla Renata Sarni, para representar os milhares de egressos de sucesso da nossa Universidade.
Carla, formada em Odontologia na UNIFENAS, não apenas se destacou na profissão, como também se tornou uma grande empreendedora, proprietária da maior rede de clínicas odontológicas da América Latina.
Peço, então, por favor, que Carla e todos os egressos da UNIFENAS que estejam aqui presentes, que fiquem de pé.
Para todos que estão em pé diante de nós, mas também para todos os demais formados pela instituição, deixo os meus mais sinceros agradecimentos e peço, neste momento, que recebam uma salva de palmas de toda a família UNIFENAS.
Sem cada um de vocês, a UNIFENAS não seria a potência que é!
Voltando ao meu pai, ele sempre externou de maneira muito límpida que se preocupava com a continuidade da UNIFENAS e com seu legado.
Ele dizia: "Eu passarei. Outras pessoas passarão, mas o projeto vai permanecer!".
E aqui estamos, levando adiante a sua missão e comemorando o Jubileu de 50 anos da UNIFENAS com alegria de poder olhar no fundo dos olhos de cada colaborador, aluno, professor, paciente ou assistido por nós e dizer: mais que permanecermos, hoje somos a melhor Universidade privada de Minas Gerais, dito pelo MEC!
Seguindo os ensinamentos dele de “respeitar o passo e construir o futuro”, estamos nos empenhando, todos os dias, em antecipar as mudanças que o setor e a sociedade têm passado para antever o futuro e manter a UNIFENAS não apenas forte, mas também uma referência de qualidade e inovação a ser seguida por todo Brasil.
E, vocês, todos vocês, são parte fundamental desta trajetória.
Vamos juntos construir a história que será contada na festa de 100 anos da UNIFENAS!
Muito obrigado!
Discurso da Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira e presidente da FETA
Boa noite a todos! Meus amigos, minhas amigas, Edson, meu amado filho. Inicio minhas palavras agradecendo ao Padre Fábio de Melo por ter aceitado meu convite, de vir celebrar a Missa do Jubileu de Ouro da UNIFENAS. Essa universidade tão sonhada pelo meu pai. O que muito nos honrou. Obrigada padre!
Católico praticante e homem de fé que era, meu pai e fazia questão de que as nossas comemorações, fossem elas da UNIFENAS, ou pessoais, sempre fossem iniciadas com a celebração de uma missa.
Nasci no berço da educação e as recordações da minha infância são dentro deste belo e arborizado câmpus. Não sei dissociar a minha vida da UNIFENAS. Ambas são uníssonas. Nasci, cresci, me formei em Medicina e vivo o meu dia a dia aqui.
Ao longo dos meus 40 anos, brinquei em construções, participei de festas natalinas, juninas, bailes, colações de grau. Essa era a alegria dele: proporcionar momentos alegres e festivos aos seus funcionários e amigos.
Lembro-me de sujar as mãos com o spray dourado para pintar as pinhas, preparando festas natalinas. Ah, como eram lindas as pinhas douradas. Tenho muito orgulho de ter convivido durante 30 anos e aprendido tanto com ele, sobre caráter, humildade, mas não a viver sem você, pai.
Finalizo citando Immanuel Kant, filósofo prussiano: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".
Viva a Universidade Professor Edson Antônio Velano!