26 de julho de 2022

Sipat 2022 se torna espaço para aprendizagem e lazer

Colaboradores da UNIFENAS são o foco das atividades propostas

Colaboradores no momento de relaxamento

Período de férias na Universidade, espaço propício para transmissão de conhecimento e capacitação de colaboradores. A sustentabilidade foi a palavra chave escolhida para a edição de 2022 da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da UNIFENAS. Ela ocorreu de 18 a 22 de julho, no câmpus de Alfenas.

A palestra "Sustentabilidade emocional" abriu a semana com dicas de autocuidado. A psicóloga Christiane Frogeri Pimenta destacou que uma boa alimentação, atividade física, ouvir música, praticar o que faz bem são algumas das medidas necessárias para se manter saudável mentalmente.

Na Sipat o foco é o colaborador e este por sua vez deve saber se relacionar com os colegas de trabalho. Isto foi o que se acompanhou na segunda atividade do evento, na "Dinâmica de Relacionamento", preparada pela psicóloga Juliana Moreira, gerente de RH. Ela afirmou que um simples bom dia ou boa tarde, por exemplo, podem mudar relacionamentos. "Para as organizações, hoje o saber se relacionar é mais importante do que apenas o conhecimento técnico-profissional", disse a psicóloga.

A aprendizagem e o relacionamento foram apenas duas das três atividades propostas pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que organizou a semana com o apoio do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho) e do departamento de RH. A terceira atividade, a recreativa, proporcionou momentos de relaxamento e de meditação com o fisioterapeuta Icaro Tolentino. A dança também esteve presente com os instrutores Lindamara Vieira e Charles Leal, e permitiu aos participantes se divertirem, se liberarem do estresse do dia a dia.

Como destacou Rogério Ramos do Prado, presidente da CIPA, na programação elaborada para esta edição a comissão organizadora acrescentou ainda palestra para uma melhor saúde financeira; curso de Excel; oficina gastronômica; apresentação musical organizada pelo NUCAU (Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS), com o músico Rodrigo Santos; palestra de desenvolvimento sustentável; exibição do filme “Ilha das Flores”; e sorteio de brindes para os participantes.

UNIFENAS Vestibular 2022/2