15 de julho de 2022

"Ocupação Waldir" na FliAlfenas

Exposição ocorreu no estande da UNIFENAS

Parte do estande da UNIFENAS com a exposição e a atividade relacionada ao Livreto Educativo Patrulha Seletiva

Incentivadora da cultura em Alfenas, a UNIFENAS se juntou à UNIFAL e à Secretaria de Educação na realização de mais uma edição da FliAlfenas (Feira Literária de Alfenas). De 8 a 10 de julho, na Praça Getúlio Vargas ocorreu a Feira do Livro e em seu estande a UNIFENAS organizou a exposição "Ocupação Waldir", escritor consagrado da dramaturgia sul mineira. A Universidade também desenvolveu outras atividades com troca de informações e atividades culturais.

"Uma história vai começar. Nossos ouvidos vão escutar." Este cantarolar atraiu a atenção de crianças. Diversão garantida com a representante da UNIFENAS na Feira. A professora Mônica Fernandes roubou a cena com a contação de histórias na Concha Acústica. Teve até distribuição gratuita de livros.

Em seu estande a Universidade incentivou outras intervenções. A maior delas foi a "Ocupação Waldir", uma exposição que lembrou a vida e a obra do dramaturgo Waldir de Luna Carneiro. Recortes de jornais, a maioria do Jornal dos Lagos, encartes, troféus, fotografias e até mesmo a cópia do título de "Dr. Honoris Causa", entregue pela UNIFENAS ao Dr. Waldir, em 2005, estavam expostos para os visitantes.

O acervo em exposição foi reunido pela professora Sônia Boczar, com o apoio da família do dramaturgo e com o arquivo do ator Sebastião Meira; dirigido em algumas peças teatrais pelo próprio homenageado. Questionado sobre qual a mensagem Dr. Waldir de Luna Carneiro deixou em vida, Meira disse: "A maior mensagem dele é aquela de estudar, de procurar ver bons espetáculos teatrais, de ler bons livros, de ouvir uma boa música e de se encontrar com as pessoas, no sentido de crescer. De um crescer com a ajuda do outro".

No estande da UNIFENAS houve outras iniciativas: inscrição para o vestibular presencial e EAD e ações com estudantes e professores. Com o curso de Nutrição, mais informação, diversão e reeducação alimentar. Com o Livreto Educativo Patrulha Seletiva, produzido pelo Núcleo de Educação Ambiental da Universidade, crianças aprenderam a como fazer a coleta seletiva do lixo. "As crianças são os disseminadores da informação. É o nosso público-alvo, que a gente gosta de trabalhar, que a gente tem desenvolvido trabalhos com esse livreto educativo", afirmou a professora Ligiane Florentino, uma das responsáveis pelo livreto.

A professora Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação da UNIFENAS e integrante da comissão organizadora da FliAlfenas, falou da participação da Universidade: "Poder contribuir com uma exposição, com atividades de docentes, com participação de alunos, isso enriquece muito o trabalho da UNIFENAS, chegando até a comunidade".

A FliAlfenas, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e correalizada pela UNIFAL e a UNIFENAS, foi uma semana literária, de encontros e reencontros com escritores, oficineiros e artistas em geral, que culminou com a Feira do Livro na Praça Getúlio Vargas. Isabelle Medeiros de Freitas, coordenadora geral da FliAlfenas, destacou que quem passou pelo evento pôde enxergar o quanto ele é grande. "Que seja isso um presente para Alfenas mesmo. Alfenas merece e a gente precisa reforçar que a literatura não foi desmerecida por conta da tecnologia. Pelo contrário! A tecnologia influencia cada vez mais a questão da literatura. A gente tem muitos livros sendo vendidos no Brasil, nós temos livros sendo produzidos em Alfenas, no sul de Minas. Nós temos jovens consumindo cada vez mais livros e isso é fundamental.”

João Bosco, um garotinho de 7 anos de idade, descreveu assim a FliAlfenas: "É boa para a gente aprender a ler livros e a escrever".

YouTube TV Alfenas

UNIFENAS Vestibular 2022/2