13 de julho de 2022

Hackathon integra alunos de Computação e de Estética

Juntos produziram aplicativos que podem auxiliar no dia a dia de quem lida com a beleza

Alunos da Ciência da Computação e da Estética e Cosmética que conquistaram o primeiro lugar

O 4º Hackathon da UNIFENAS promoveu a integração entre universitários dos cursos de Ciência da Computação e de Estética e Cosmética. Desta união surgiram aplicativos que podem auxiliar no dia a dia de quem atua na área da beleza. O tema foi sugestivo para essa integração: "Programar é uma beleza".

O objetivo desta edição foi criar aplicativos, por exemplo, de agendamento de consultas, para anamnese, de análise de imagem, enfim, aplicativos que atendessem os profissionais que trabalham em espaços dedicados à beleza. De acordo com o professor Maurício Moreira Júnior, da disciplina de programação para dispositivos móveis, os estudantes se engajaram em resolver problemas reais. Como disse o professor, ao partir para a ação o aluno “gosta, se incentiva, motiva e trabalha”.

Foram aproximadamente três meses de criação até a apresentação final. Cinco equipes aceitaram o desafio. Aos alunos de Ciência da Computação coube o desenvolvimento do software, com o apoio de alunas do curso de Estética e Cosmética. A banca avaliadora foi composta por professores, egressos da universidade e pelo CEO da Legal Control, empresa de software que patrocinou esta edição do Hackathon; e que tem em seu quadro de colaboradores profissionais formados pela Universidade. "Atualmente temos 12 profissionais da UNIFENAS, jovens, e o que eles entregam é formidável. Uma curva de aprendizagem muito rápida”, destacou Mário Vigna, CEO da Legal Control.

A equipe vencedora recebeu prêmio em dinheiro e um dos integrantes uma vaga de estágio. O hackathon resolveu o problema específico de se criar aplicativos para área da beleza com criatividade e inovação. A professora Flávia Santos, coordenadora do curso de Ciência da Computação, destacou a integração entre os cursos. “Foi muito gratificante para todos nós! Sabemos que podemos contribuir com os outros cursos e ajudar nas demandas da sociedade.”

Youtube UNIFENAS

Youtube TV Alfenas