Universidade comemora seu jubileu de ouro com shows e a presença da comunidade acadêmica
Everton Marques
A dupla Jorge e Mateus na comemoração aos 50 anos da UNIFENAS, com a Dra. Larissa Araújo Velano, Profa. Maria do Rosário Araújo Velano e Dra. Viviane Araújo Velano Cassis
Em uma semana o Centro Esportivo Universitário da UNIFENAS, no câmpus de Alfenas, foi transformado com novas estruturas, com camarotes, palco e outros espaços. O objetivo, receber estudantes, professores, colaboradores e convidados que juntos comemoraram o jubileu de ouro da Universidade. O dia 14 do mês de maio de 2022 entra para a história da comunidade acadêmica e de milhares de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo Professor Edson Antônio Velano. Um homem que acreditou ser possível fundar uma Universidade no interior, em Alfenas, no sul de Minas Gerais, no ano de 1972; e que hoje está presente em Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha.
O tempo passou e seu legado foi levado à frente pela esposa professora Maria do Rosário Araújo Velano e as filhas, Larissa e Viviane, que conduziram a UNIFENAS aos seus 50 anos e alcançaram o reconhecimento de melhor Universidade privada do Estado de Minas Gerais, conforme indicadores do MEC (Ministério da Educação e Cultura). "É um dia muito feliz para a gente, um dia gratificante, um dia onde a memória e a saudade do meu pai, que foi o fundador da UNIFENAS, vêm à nossa mente, vem aos nossos corações! É um privilégio uma instituição privada conseguir chegar aos 50 anos, com o ensino de qualidade, que é o que a gente prima", disse a Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira.
No camarote, a cada cumprimento e foto as recordações afloraram em quem acompanhou de perto o crescimento da instituição. Desde criança as filhas estavam presentes em inaugurações de novos espaços, novos câmpus e novas estruturas destinadas à formação acadêmica. Como afirmou a Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora e pró-reitora de planejamento e desenvolvimento, ela e sua irmã viveram e vivem diariamente o sonho do seu pai. "Passa um filme, passa uma história! É uma honra ter tido um pai visionário, que teve essa visão, há 50 anos, de fazer uma instituição que é a melhor Universidade privada do Estado de Minas Gerais. A gente esteve ligada a esse sonho, a esse projeto dele diariamente. Estar aqui hoje é realmente uma vitória", declarou com lágrimas nos olhos.
Reconhecimento acadêmico
Com um discurso forte e pontual, a magnífica reitora Profa. Maria do Rosário foi aplaudida pela comunidade acadêmica, que a viu no palco, ao lado de suas filhas, externar o quanto aquele momento era, foi e será por muitos anos significativo para todos que compõem a família UNIFENAS.
"A UNIFENAS completou o seu jubileu de ouro. São 50 anos dedicados à difusão do saber, do conhecimento e da cultura, por meio do trabalho competente de diretores, professores, gestores e funcionários comprometidos com o progresso e o desenvolvimento de nossa Universidade. Essa história de sucesso tem como autor e criador a pessoa do Professor Edson Antônio Velano. Visionário, imbuído de grande espírito inovador, o Professor Edson Velano já dizia, quando da fundação da Universidade: nós sempre nos empenhamos em antecipar mudanças. Juntos trilhamos um caminho vitorioso em prol da educação. Transformamos vidas e fomos transformados respeitando o passo e construindo o futuro", discursou a reitora.
Alunos, professores, colaboradores e convidados, que têm suas histórias entrelaçadas à Universidade participaram da primeira festa comemorativa ao cinquentenário da instituição. Todos nitidamente em êxtase por dividirem este momento. Depoimentos como o da aluna de Odontologia Raquel Alexandra Vilela de Souza sintetizam o que os universitários disseram: "É um marco em tanto para a Universidade e para a gente como aluno é uma oportunidade única de aproveitar e curtir bastante".
Uma comemoração com shows e recordações
O DJ Eric Fraga e a dupla sertaneja André e Luiz Otávio se apresentaram no palco em que a atração principal foi a dupla Jorge e Mateus. Momentos intensos de confraternização, em meio à música que embala os universitários e um cenário de cores, luzes e decoração alusivas ao motivo pelo qual todos ali estavam: parabenizar a UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano).
Convidados como o produtor de eventos Tim Soier ficaram satisfeitos com o que presenciaram. "Para mim é uma honra e um prazer e acho que é um orgulho para toda cidade de Alfenas, porque a UNIFENAS faz parte da história da cidade. [Nessa festa] os maiores presenteados e o maior presente são os alunos mesmo e os professores", destacou o produtor.
Enquanto a música tocava ao fundo, depoimentos foram registrados. Páginas da história foram relembradas. Gestores que há mais de três, quatro décadas acompanham o crescimento da Universidade manifestaram o orgulho de pertencerem à instituição e o quanto o fundador, se aqui estivesse presente, estaria emocionado.
Há 34 anos na Universidade e um dos responsáveis pela criação do curso de Medicina, o professor Adelino Moreira de Carvalho enfatizou: "Ele [Prof. Edson] estaria plenamente realizado. Porque eu tenho a impressão de que ele até não imaginava que aquilo que construiu atingiria a grandeza em que hoje se encontra a UNIFENAS. Ele estaria se sentindo no céu. No céu meritório pelo que ele realizou".
O professor Fuad Haddad chegou à Universidade como aluno de Licenciatura em Química, dois anos após a criação da instituição. Lá se vão 48 anos de UNIFENAS, de acadêmico a professor e a gestor. Viveu e partilhou momentos que lhe permitem dizer como estaria o Professor Edson hoje. "Professor Edson estaria cheio de alegria, com os olhos brilhando, cheios de lágrimas. Porque, acima de tudo, ele tinha amor pela UNIFENAS. Amava a cidade de Alfenas, mas acima disso, ele amava a Universidade. Então, seria um momento ímpar na sua vida, sem dúvida nenhuma."
Responsável por auxiliar na ampliação da instituição, o professor Oswaldo Mariano, ao longo de seus 42 anos na Universidade, também compartilhou histórias marcantes. Visivelmente satisfeito pelo que pôde acompanhar, expôs que o que se comemora no presente são os "50 anos de qualidade no ensino, de formar profissionais aptos a conquistar o mercado de trabalho, de se desenvolver pesquisas na instituição, produzindo ensino de alto grau. É impressionante participar de uma história dessa". Quanto ao que diz o seu coração neste momento, respondeu: "Muita alegria, muita realização, muito, muito, muito amor por essa instituição".
Passado meio século, novos capítulos começam a ser redigidos pelas centenas de alunos que a todo ano chegam à Universidade e uma gestão comprometida em dar sequência a uma história vitoriosa. "Sem dúvida nenhuma, a comunidade acadêmica pode esperar para os próximos 50 anos que a gente continue executando uma educação de qualidade e de excelência. Assim como o Prof. Edson Velano sonhou e executou! Então, esses últimos 50 anos têm a marca, indelével, da qualidade que ele trouxe para a gente e os próximos 50 anos também terão. Olha para essa festa, com tanta vida aqui dentro, mostra para a gente o impacto que a UNIFENAS faz na vida de tantas pessoas. É muito bonito, mas aumenta muito o peso da nossa responsabilidade como membro da gestão da Universidade", declarou o professor Danniel Ferreira Coelho, pró-reitor acadêmico.
A festa que começou no meio da tarde e se estendeu pela noite, também ganhou as redes sociais. Postagens parabenizaram a UNIFENAS e todos aqueles que se comprometem a torná-la ainda maior, transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa e perfeita. Certa vez, ao se referir às suas conquistas pessoais e da Universidade, Professor Edson disse em vida: "Essas coisas todas hoje é uma consequência, realmente, de uma certa coerência ao longo dos anos. Uma coerência, assim, do que se pensava e muito do que se ouvia".