13 de maio de 2022

Fórum de Extensão privilegia empregabilidade e trabalhabilidade

Projetos desenvolvidos junto à comunidade em geral são apresentados no evento

Salão de Eventos I com os convidados para a abertura do evento

Há 21 anos a Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS apresenta os projetos desenvolvidos por docentes e discentes da Universidade, por meio do Fórum de Extensão Universitária. Este ano, 168 atividades de extensão foram inscritas para as apresentações que ocorrem simultaneamente em todos os câmpus da instituição. Trata-se de projetos que aperfeiçoam a formação acadêmica e, em contrapartida, beneficiam a sociedade.

A edição de 2022 teve por tema a "Empregabilidade e Trabalhabilidade". Na programação de abertura, dia 9 de abril, houve assinatura do termo de cooperação da UNIFENAS com a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Alfenas), bem como o lançamento do edital do 15º Fórum Regional de Responsabilidade Social e Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, este realizado pela Universidade em parceria com a TV Alterosa (Afiliada do SBT).

A abertura ocorreu no Salão de Eventos I, do câmpus de Alfenas, e foi transmitida ao vivo para as demais unidades da UNIFENAS. O professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, destacou que nesses anos todos de realização o Fórum de Extensão permitiu à comunidade acadêmica desenvolver ações de responsabilidade social e ambiental; que, nas suas palavras, impactaram "positivamente a realidade locorregional".

Quanto à temática, o professor disse que um grande desafio do ensino superior brasileiro é garantir a empregabilidade do egresso, por meio de um contrato de trabalho, e a trabalhabilidade, que vai além do emprego. "Seja como empreendedor, seja como voluntário, tem muitas opções de atividades empresariais que podem ser desenvolvidas; e nós precisamos preparar os nossos alunos e futuros egressos para essa nova realidade. Hoje o mundo demanda profissionais capazes de atuar independentemente de contratos empresariais."

Na cerimônia de abertura, João Petenuci Neto, presidente da ACIA, assinou o termo de cooperação institucional entre a Universidade e a Associação. Esse termo estabelece maior aproximação da academia com o setor produtivo. Como reforçou o presidente, a ajuda mútua entre as duas instituições se dará nas esferas do desenvolvimento, inovação e aprimoramento; com foco na empregabilidade e na trabalhabilidade. "A gente quer desenvolver um trabalho em conjunto com a UNIFENAS focando nestes dois pontos", ressaltou João Petenuci.

50 anos com responsabilidade social

Quem acompanhou o primeiro dia do evento pôde prestigiar a exposição de artesanato e móveis produzidos pelos recuperandos da APAC (Associação de Proteção aos Condenados) e sacolinhas criadas pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ambas de Alfenas. A organização do Fórum de Extensão promoveu este momento para reconhecer o trabalho desenvolvido pelas duas instituições. Paralelo à programação houve o lançamento do edital do 15º Fórum Regional de Responsabilidade Social e Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, que este ano aborda o "Voluntariado: a importância nas causas sociais e ambientais".

O Prêmio, que é uma realização da TV Alterosa, da UNIFENAS e do Netsu (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da UNIFENAS), ligado ao curso de Administração, tem como proposta dar visibilidade aos projetos sociais desenvolvidos no sul e sudoeste de Minas Gerais. "Pode ser primeiro, segundo ou terceiro setor, que tenha um projeto, tanto na área social, quanto ambiental, esse ano incorporamos a tecnologia também, então qualquer instituição que faz um trabalho voluntariado, social ou ambiental, pode se inscrever [pelo site www.unifenas.br, no link Extensão e clicar no banner do Fórum]", disse a professora Sandra de Souza Alves, coordenadora do Netsu.

O diretor de extensão e assuntos comunitários enfatizou o momento especial na realização dos Fóruns de Extensão e de Responsabilidade Social, que este ano ocorrem nos 50 anos da Universidade. "Para nós é um motivo de muita gratidão, por todas as pessoas, sejam elas docentes, alunos ou representantes da comunidade que, ao longo desses anos todos, estiveram conosco desenvolvendo projetos de extensão. São centenas, para não falar milhares de pessoas! A gente fica muito feliz de poder celebrar no cinquentenário da UNIFENAS. São 50 anos de atividades da Universidade e nós realizamos há 21 anos o Fórum de Extensão e há 15 anos o Fórum de Responsabilidade Social."