13 de maio de 2022

Sábado na Praça está de volta

Evento reúne cerca de mil pessoas e promove o bem-estar de quem participa

Na Concha Acústica grupos de dança revezaram nas apresentações

Véspera do Dia das Mães, Praça Getúlio Vargas de Alfenas - MG movimentada, uma manhã de clima ameno. O cenário estava, podemos assim dizer, perfeito para a realização do Sábado na Praça. A tradição do curso de Educação Física da UNIFENAS em organizar o evento, que tem por lema "Saúde, qualidade de vida e bem-estar", fez com que esta edição de 2022 se tornasse especial; ainda mais por ser a primeira pós-pandemia do Covid-19. O professor Yvan Vilas Boas, integrante da comissão organizadora resumiu bem o dia 7 de maio: "12º Sábado na Praça da UNIFENAS e 50 anos da nossa Universidade, é muito legal para a gente, é muito gratificante".

Nos espaços dedicados ao lazer, com jogos, brinquedos e brincadeiras, crianças se divertiram, sob os olhares atentos de suas mães. "É muito bom, até porque é um momento de recreação, um momento a mais de poder estar com ele", disse Maisa Alves, mãe do pequeno Luiz, que se divertia no tobogã inflável. No pula a pula o sorriso de outra mãe, Bianca Santos, estampava a felicidade e ver o filho se divertir na véspera do seu dia. "Para a gente que tem um filho na vida é tudo".

A recreação, as informações com avaliações de saúde e a prestação de serviços, como, por exemplo, as realizadas com o apoio dos cursos de Nutrição e de Estética e Cosmética, são atividades presentes em todas as edições do evento. "O Sábado na Praça tem uma proposta muito simples e direta que é promover a saúde, o bem-estar e a cidadania das pessoas da região", explicou o professor Bruno Barbosa Rosa, coordenador do curso de Educação Física.

Com uma média de público de mil participantes, o Sábado na Praça conta com o envolvimento dos alunos da Educação Física, que participam do planejamento e da execução. "Essa oportunidade de entrar em contato com o pessoal, nesse primeiro momento antes de se formar, é muito importante para quando concluir a graduação já está praticamente encaminhado. Vamos dizer assim", destacou Diego Oliveira, aluno do 3º período de Educação Física.

A população, os estudantes, os professores, todos se beneficiam e fazem do Sábado na Praça um momento que dá prazer em participar. "O evento é muito grande, o maior da Educação Física aqui na cidade de Alfenas. E poder voltar, ter esse contato com a população, foi gratificante. Principalmente agora que tirou a máscara, todo mundo sorrindo novamente. É um momento incrível na nossa vida universitária", enfatizou Patrick Alves, aluno do 7º período de Educação Física.