16 de abril de 2022

"Noite boa" para Mostra Artística da UNIFENAS

Da caracterização do ambiente às apresentações, o evento ocorreu de forma harmoniosa

Autoridades acadêmicas, coordenação do Nucau e os músicos que se apresentaram nesta edição da Mostra

Ela não decepcionou. A noite foi boa! Leoni, Queen, Raul Seixas, Frank Sinatra, U2, Beatles e muito, muito mais da música nacional e internacional foi apresentada na 18ª Mostra Artística e Cultural da UNIFENAS - "Música de Barzinho". O eclético repertório contou com os músicos Anddré Mafra, Fábio Ledal e Kleber Antônio, Igor Formiga, Celsinho Voxl e Paulinho Veronezi. Eles fizeram da noite do dia 6 abril, no Auditório Professor Edson Antônio Velano, um momento inesquecível para quem prestigiou o evento organizado pelo Nucau (Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS).

"Plagiando nosso Cláudio Zoli, a noite vai ser boa!". A professora Jussara Mesquita, coordenadora do Nucau foi feliz ao dizer essas palavras já na abertura da mostra. O que se viu a seguir foram músicos de diferentes estilos, de grande personalidade, que interagiram com o público e o fez cantar junto; e até mesmo dançar na apresentação final. Alunos, professores e convidados extravasaram, se divertiram após dois anos de eventos virtuais, devido à pandemia da Covid-19. "Eles também estão vindo de um tempo muito difícil. Então, nada melhor do que a música para relaxar, para unir, para comemorar", afirmou Jussara.

Ledal disse que a música faz parte da vida. Ela alegra, faz bem para o espiríto. "Em qualquer ambiente que a música chegue, ela faz bem". Um raciocínio semelhante é o do egresso do curso de Psicologia da UNIFENAS, Anddré Mafra. Este acredita no poder transformador da música já na infância: "Ela transforma desde o momento em que você começa a escutar, saborear e entender o que é música. Ela traz tudo em si. A música é tudo!".

Os móveis da Cantina da UNIFENAS e o som e a iluminação do DJ Luciano Netto ajudaram na caracterização e qualidade do que se viu e ouviu nas apresentações. Uma harmoniosa junção de elementos para dar vida à temática "Música de Barzinho". Celsinho lembrou que uma boa parte dos músicos iniciou sua carreira tocando em barzinhos. "É um laboratório, uma experiência que todo músico tem que passar por ela", disse Celsinho, que é professor da UNIFENAS.

Mostra Artística e a responsabilidade social

Representantes da "Feira Jequitibá Artes e Cia", da cidade de Divisa Nova - MG, foram convidados a expor seus produtos no hall da Biblioteca Central da Universidade. Na feira são comercializados trabalhos artesanais e quitandas produzidos por pessoas da cidade.

Esta feira ocorre aos sábados, pela manhã, e, segundo Lidiane de Fatima Felipe Lourenço, egressa do curso de Enfermagem da UNIFENAS e atualmente vereadora na cidade, pretende-se incentivar que ela também ocorra aos domingos. "A proposta é buscar uma melhor qualidade de vida para as feirantes, com entretenimento e melhora da saúde mental", destacou Lidiane.