10 de dezembro de 2021

UNIFENAS é homenageada em circuito mineiro de caratê

Competição vale ponto para o ranqueamento dos atletas

Presidente da Liga Alfenense de Caratê entrega homenagem à representante da Universidade

Disciplina, concentração, vontade de vencer, reconhecimento. A 3ª Etapa do Circuito Mineiro e 8ª Copa Professor Edson Antônio Velano de Caratê, em Alfenas - MG, marcou pelo espírito competitivo dos mais de 170 atletas, de 16 academias de diferentes regiões do Estado. Com a mensagem de que a educação e o esporte caminham juntos, a UNIFENAS foi homenageada com a entrega de troféu e medalha.

A professora Fernanda da Silveira Joia, diretora de extensão e assuntos comunitários, representou a instituição e recebeu do professor Sidney Quintino Vieira, presidente da Liga Alfenense de Caratê, o reconhecimento à reitoria pelo apoio à Copa que leva o nome do fundador da Universidade. A competição foi organizada pela Liga e realizada pela Federação Mineira de Caratê e a Confederação Brasileira de Caratê, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.

O professor Sidney destacou a importância da Universidade, que sediou sete edições da Copa no Centro Esportivo do câmpus de Alfenas, e agradeceu a reitoria da Universidade por lhe permitir honrar a imagem do Prof. Edson Antônio Velano que, como disse, era um incentivador do esporte alfenense. A diretora de extensão manifestou a gratidão pelo reconhecimento e enfatizou que a educação e o esporte são importantes ferramentas de transformação social.

Como egresso do curso de Agronomia e hoje aluno do curso de Educação Física da UNIFENAS, o técnico dos competidores da Liga Alfenense de Caratê, Nilson Alves da Silva Filho, reforçou o fato de que o fundador da Universidade era um apoiador do esporte alfenense. "Para a gente, enquanto cidadão e atleta, é relevante [a homenagem], principalmente por tê-lo conhecido."

Inspiração e incentivo

A etapa em Alfenas contou com a participação de atletas que competem no campeonato nacional. O campeão brasileiro, na modalidade Kumite, a luta propriamente dita, em 2014 e vice-campeão nos anos de 2017 e 2019, Gustavo Moura Rodrigues, da cidade de Uberlândia - MG, foi um dos atletas que estiveram presentes. Aos 21 anos de idade, ele procura ser um exemplo para os mais jovens. Começou no Caratê aos 5 anos de idade e tem como meta integrar a seleção brasileira. "Venho treinando para isso, se possível buscar um título internacional, almejar o primeiro lugar na minha categoria."

Em 2022, Alfenas será uma das sedes do Campeonato Mineiro Zonal, que classifica os atletas para integrarem a Seleção Mineira. De acordo com Milton Francisco, presidente da Federação Mineira, o Zonal contará com mais de 400 caratecas, entre os quais medalhistas brasileiros. Quanto ao sul de Minas, disse que, em média, 30% da Seleção Mineira é dessa região. "O sul de Minas é uma das regiões mais importantes para o Caratê estadual e do Brasil, já que atletas da região representam o país no exterior e temos campeão Pan-Americano."