8 de outubro de 2021

Síndrome de Burnout e saúde mental junto à população

Universitários de Medicina levam orientações que podem auxiliar na prevenção e no tratamento de transtornos mentais

Grupo de alunos e professores que participaram da primeira ação no último final de semana de setembro

Estudantes do 1º período do curso de Medicina da UNIFENAS estiveram na Praça Getúlio Vargas de Alfenas - MG para orientar a população quanto à saúde mental. Eles levaram os projetos NovaMente, que aborda a Síndrome de Burnout, relacionada ao esgotamento mental dos profissionais, e o projeto ReComeçar, com informações a respeito de álcool e drogas de maneira geral. Com estande montado próximo à concha acústica e munidos de panfletos, eles tiraram dúvidas da população.

As alunas Larissa Fernandes Rodrigues e Maria Carolina, disseram que foi prazeroso conversar com as pessoas, orientá-las quanto à prevenção e tratamento, por exemplo, da Síndrome de Burnout. Como explicaram, a população deve conhecer os sintomas desse esgotamento profissional: cansaço excessivo, físico e mental; dor de cabeça frequente; alterações no apetite; insônia; dificuldade de concentração; fadiga; e arritmias.

Os sintomas são sinais para que a pessoa procure a ajuda de um psiquiatra ou psicólogo. Como consta no panfleto distribuído, uma vez diagnosticada a síndrome o tratamento pode ser variado. Ele envolve psicoterapia e, se necessário, o uso de medicamentos. A mudança de hábitos, como praticar atividades físicas, conversar com amigos, descansar, ver filmes, são igualmente importantes para o tratamento.

A abordagem, que é uma iniciativa do Promente (Programa de Apoio e Prevenção de Transtornos Mentais), ocorreu na praça por meio da disciplina de Atividades de Extensão da Medicina, sob a orientação das professoras Gérsika Bitencourt Santos e Danielly Beraldo dos Santos Silva. Além de levar informação para a população, este contato contribui com a formação do futuro médico. "Esse momento é imprescindível para o aluno de Medicina, pois tratarão de pessoas", ressaltou a professora Gérsika.

Em prevenção à Covid-19, para as orientações foi recomendado o uso de máscara, álcool em gel e abordagem somente às pessoas que também usavam máscaras. Divididos em equipes, os estudantes desenvolveram a ação em dois dias. No segundo dia levaram outros dois projetos: o Sedo, abreviatura dos hormônios da felicidade (Serotonina-Endorfina-Dopamina-Ocitocina), em que orientaram a respeito dos tratamentos alternativos para doenças mentais, e o projeto Girassol, no qual se abordou a depressão.

De acordo com a professora Danielly, os transtornos mentais têm acometido muito a população e, de modo geral, são doenças silenciosas. O agravante é que muitas pessoas se sentem desconfortáveis em falar ou assumir que precisam de ajuda. "Então, você encontrar uma pessoa na praça, disposta a conversar com você sobre isso, é sensacional. Conscientizar o cidadão que precisa de ajuda é importantíssimo."

(Saiba mais: https://medicina.unifenas.br/)