14 de junho de 2019

Investimento na primeira infância é abordado em Congresso de Pedagogia

Rosângela Fressato
A palestrante Júlia Jungmann; o diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Rogério Ramos do Prado; e a professora Maria Cristina Silva

Explicar a importância do investimento na primeira infância foi o objetivo da palestra proferida pela representante da ANUP (Associação Nacional das Universidades particulares) Júlia Jungmann, na abertura do 2º Congresso de Educação e 32ª Semana Pedagógica do Curso de Pedagogia da UNIFENAS.

Em sua fala, ela comentou que, cada vez mais, de acordo com os estudos da neurociência, com os avanços das pesquisas, dos trabalhos em vários países, para haver uma sociedade mais justa e menos desigual é necessário o investimento na primeira infância. “O meu objetivo hoje é falar sobre esta abordagem, a importância de se investir na primeira infância, como o ensino superior pode se inserir neste projeto e, principalmente, na formação dos profissionais do futuro, para que saibam que é muito importante ter um olhar voltado para essa fase da vida, pois, só assim teremos uma sociedade saudável, menos desigual e com melhores oportunidades para que todos alcancem um futuro melhor, com renda melhor, menor índice de criminalidade”.

Júlia destacou que há diversos cursos e profissionais que trabalham diretamente com a primeira infância, como as graduações de saúde, como o curso de Pedagogia, que trabalha a educação infantil; e outros cursos que não atuam diretamente com as crianças, mas que contribuem, como é o caso do curso de Direito, que atua com os direitos da criança; o curso de Administração, para que os empresários do futuro saibam da importância tratar a licença maternidade; o curso de Arquitetura e Urbanismo, para que projetem ambientes adequados às crianças. “Todos os profissionais, todos os cursos podem trabalhar a temática da primeira infância, porque, no mínimo, eles serão pais e mães e é importante que saibam a relevância que tem o afeto, o brincar, o toque, o abraço. A neurociência mostra que tudo isso é importante para o desenvolvimento integral da primeira infância. E eu soube hoje que aqui, na UNIFENAS, vocês inauguraram a Liga da Primeira Infância envolvendo diversos cursos, e eu achei isso maravilhoso!”.

O 2º Congresso de educação e 32ª Semana Pedagógica do Curso de Pedagogia é um evento voltado para o público acadêmico e a comunidade educacional de Alfenas e região, com foco no conhecimento e nas novas tendências da educação. Este ano, o evento teve como tema ‘‘A educação no cenário atual: o papel do professor no desenvolvimento de competências socioemocionais e da criatividade”. A coordenadora do curso, professora Maria Cristina Silva, enfatiza que o professor tem um papel fundamental no desenvolvimento de competências socioemocionais e da criatividade, pois quando a criança sai da sua casa, do contexto familiar, e vem para a escola, ela está trazendo algum aprendizado já construído, mas as relações, a forma como ele se organiza nos espaços, a forma como ela vai se articular com outras pessoas precisa ser trabalhada, ser conduzida, e o professor precisa estar atento a essa demanda das convivências. “A questão da criatividade, por exemplo, é ali que a criança vai abstrair, explorar pensamentos, alimentar ideias, pensar o mundo real e imaginário dela. E este processo todo vai refletir em outras construções de pensamentos e assim as competências vão se fazendo, tornando este indivíduo apto a lidar com perdas, com os enfrentamentos do dia a dia e com o próprio processo de crescer, que é tão doloroso às vezes”.

Realizado no Auditório Professor Edson Antônio Velano, o Congresso ocorreu no período de 3 a 7 de junho quando ocorreram os minicursos “A importância de ter um bom relacionamento interpessoal na escola”; “Afetividade e sua importância no processo de ensino e aprendizagem”; e “Inteligência emocional na escola, porque ela é tão importante?”. Houve também as palestras “Renovando a primeira infância com educação: talento e arte?”; “O papel dos próprios alunos no processo de desenvolvimento da leitura e escrita”; “Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: desempenho e resultado: Por que é importante ser persistente?”; “Como desenvolver o interesse da leitura na criança”; “Como trabalhar em uma sala de aula com diferentes níveis de aprendizado”; e “Formação docente e desenvolvimento socioemocional: aspectos para se pensar a prática a partir da Teoria Histórico Cultural”.

O público prestigiou ainda as apresentações de trabalhos, o evento “Espetáculo de Contação de História” e o lançamento do livro “Educação Ambiental: A sustentabilidade em construção” (Editora Paco), de autoria da professora Maria Cristina Silva, além da divulgação do programa de computador “Portal da Educação Ambiental”, acessível a pessoas cegas e surdas.