“A finalidade principal do encontro foi mostrar como os microrganismos são benéficos e o quanto eles contribuem para o nosso dia a dia...”, relatou professora Ligiane
O Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA) do curso de Agronomia da UNIFENAS promoveu, em abril, a primeira edição do Simpósio em Microbiologia Agrícola, que teve como público alunos de graduação em agronomia e nutrição, além de acadêmicos da UNIFAL e estudantes de mestrado e doutorado da UNIFENAS.
A coordenadora do evento, professora Ligiane Aparecida Florentino, relata que um dos objetivos do Simpósio foi esclarecer sobre os microrganismos de importância agrícola. Segundo ela, de um modo geral, são todos microrganismos benéficos; às vezes, quando se fala em microrganismos, algumas pessoas tendem a achar que a maioria é patógena, mas é ao contrário: a maioria é bastante benéfica. “Assim, a finalidade principal do encontro foi mostrar como os microrganismos são benéficos e o quanto eles contribuem para o nosso dia a dia e para a agricultura. As palestras foram sobre o cultivo de cogumelos, a produção de bebidas fermentadas e os outros grupos de microrganismos que contribuem para o crescimento das plantas. Isso, do ponto de vista econômico, tem uma importância muito grande, sobretudo quando estes microrganismos são utilizados no crescimento de plantas, pois assim é possível reduzir a quantidade de agrotóxicos e de fertilizantes químicos. Então geram uma grande economia porque microrganismo é barato quando comparado a agrotóxicos e fertilizantes. Têm ainda o lado ambiental, porque não polui o ambiente”.
No primeiro dia do Simpósio, foram proferidas as palestras “Cogumelos: cultivo, aplicação e estudo da adversidade” (Danilo de Athayde Saul – UFLA); “Microrganismos na produção de bebidas fermentadas” (Dra. Angélica Cristina de Souza – UFLA); e “Microrganismos promotores de crescimento vegetal” (Flávia Roman da Costa Souza – UFLA). O segundo dia trouxe como temas “Microrganismos com potencial de uso biotecnológico” (Dr. Masaharu Ikegaki – UNIFAL); “O fascinante mundo dos fungos: impacto dos microrganismos na indústria alimentícia” (Dra. Fabiana Aparecida Couto – IFMG); e “Produtos Biológicos” (Patrick Carlos Vilela – Grão de Ouro).
Houve ainda exposição de trabalho publicados pela equipe do NEMA.