7 de junho de 2018

Reconhecimento institucional

Reitora da UNIFENAS é homenageada em Semana Pedagógica

Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da UNIFENAS, recebe o certificado das mãos da Profa. Sandra de Souza Alves, integrante da comissão organizadora do Sinais

Gratidão. Está foi a palavra usada pela comissão organizadora do Sinais (Sinalização de Apoio a Inclusão Social) ao entregar um certificado de “Honra ao Mérito” à reitora da UNIFENAS, Professora Maria do Rosário Araújo Velano. Como consta na honraria, a homenagem é “em reconhecimento de sua competente gestão educacional, promotora de responsabilidade social, que resultou na premiação da UNIFENAS com o troféu ouro no PNGE (Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2018) com a prática Sinais”.

A entrega do certificado ocorreu no dia 5 de junho, durante a 31ª Semana Pedagógica e 1º Congresso de Educação “Educação no século 21: Reconexões singulares”, organizado por professores, por alunos do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade e que contou com o apoio do SEBRAE. Nas palavras da professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso, por meio da reitora, e de Deus, o caminho sempre está aberto e repleto de possibilidades para se desenvolver a extensão universitária. “Idealizamos, transformamos, promovemos, tornamos acessíveis várias possibilidades, de várias pessoas, graças à sua generosidade, graças à inspiração, graças à oportunidade que a senhora [reitora] nos dá de desenvolvermos projetos pautados nos nossos desejos, nos nossos sonhos e que em outro lugar eles não seriam possíveis.”

A reitora agradeceu a homenagem e parabenizou os professores, alunos e demais instituições que apoiam o Sinais. Em seu discurso, fez referência ao troféu recebido no PNGE: “Essa premiação vem demonstrar que a UNIFENAS esta cumprindo, de modo total, as suas metas quanto a responsabilidade social, sobretudo, quanto a inclusão social e que, de fato, é merecedora do selo de Instituição Socialmente Responsável, concedido, consecutivamente desde 2009, pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior”.

Ao se referir ao Sinais, a reitora disse: “O Sinais é um projeto completo, por ser multidisciplinar e intercurso. Assim, mais uma vez, parabéns professores, parabéns alunos e demais participantes por contribuírem de forma tão significativa para o cumprimento da missão e a visão da UNIFENAS, alicerçadas em princípios e valores essenciais para a formação competente de profissionais cidadãos que agirão em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, desenvolvendo a região e o país.”

Criado em 2013, o Sinais (Sinalização de Apoio a Inclusão Social) é realizado por meio de atividades que levam a conscientização da população sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais. Ele já ocorreu na Praça Getulio Vargas de Alfenas, na Apae e também na cidade de Areado - MG. Sua programação também conta com exposição de artesanato produzido por deficientes auditivos, visuais, ou com transtornos mentais e apresentações culturais.

Sobre o troféu ouro conquistado pelo Sinais, no Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2018, na categoria “Responsabilidade Social”, durante o GEduc (Congresso Brasileiro de Gestão Educacional), realizado em São Paulo, Maria Cristina acrescentou que este resultado se deve muito ao apoio institucional aos docentes, aos alunos e aos cursos da UNIFENAS. Ela afirmou que, quando se fala em responsabilidades social na Universidade, o mentor é o professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, mas que sem a academia, na figura da reitoria, não seria possível que os projetos de extensão da UNIFENAS “florescessem, frutificassem e exalassem o perfume que exalam”.