Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de abril de 2018

Fórum de Extensão mostra projetos que contribuem com a sociedade


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Acadêmicos apresentam seus trabalhos, avaliados pela banca examinadora composta pelos professores Hélder Luiz Ribeiro da Silva, Roberto Salvador de Souza, Luisa Barbosa Messora e Annie Beatriz de Carvalho

Mais de 160 trabalhos de extensão desenvolvidos por alunos e professores dos seis câmpus da UNIFENAS foram apresentados em forma oral e pôster durante o 17º Fórum de Extensão Universitária, que ocorreu de 9 a 17 de abril, junto com 16º Seminário UNIFENAS Rural.

Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, explica que o Fórum de Extensão Universitária é um evento institucional promovido anualmente pela DEAC (Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários). Para participação/apresentação de Projetos e Programas de Extensão no Fórum, os relatos são postados no “portal dos professores”, para fins de apreciação e avaliação da DEAC. As avaliações dos projetos e programas de Extensão contemplam análise dos resumos: a) introdução; b) objetivos; c) justificativa; d) metodologia; e) avaliação e documentação; f) financiamento externo; g) continuidade; h) composição da equipe; i) cooperação de outras entidades; j) pertinência regional e abrangência. A análise dos critérios institucionais comportou os seguintes itens: a) interação dialógica; b) interdisciplinaridade e interprofissionalidade; c) indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão; d) impacto na formação do estudante; e) impacto e transformação social.

O professor esclarece que os projetos e programas são selecionados para apresentação oral ou na forma de pôster. São realizadas sessões de apresentação oral em todas as unidades da UNIFENAS e sessões de apresentação virtual de pôsteres. Todos os projetos e programas apresentados são publicados nos anais dos Fóruns de Extensão (17 edições), nos formatos impresso e virtual. Nas últimas edições, foram comtemplados os seguintes temas: diversidade étnico-racial, sustentabilidade e preservação ambiental, empreendedorismo social. A 18ª edição, prevista para abril de 2019, irá contemplar o tema “Justiça Social”. Desde o 1º Fórum de Extensão realizado em 2001, até a 17ª edição, foram selecionados para apresentação oral e em forma de pôsteres, mais de 2 mil projetos de extensão. Os participantes recebem certificados de participação nas sessões de apresentação oral ou virtual e têm os seus nomes registrados nos anais do fórum que é publicado anualmente. “O tema desta edição de 2018 “Empreendedorismo Social” foi escolhido para dar visibilidade aos projetos sociais inscritos e selecionados para o Prêmio Assis Chateubriand de Responsabilidade Social e também para despertar na comunidade acadêmica e regional o interesse pelos empreendimentos sociais”, destaca o diretor.



Alunos diferenciados



A coordenadora do curso de Medicina, câmpus de Alfenas, professora Annie Beatriz de Carvalho, compôs a banca examinadora de alguns trabalhos e observa que os alunos que participam dos projetos de extensão e das ligas acadêmicas são diferenciados já desde o início do curso, são engajados em projetos sociais, que têm um interesse acadêmico em fazer projetos de pesquisa, em participar de atividades extracurriculares de aprendizado, de palestras etc, têm interesse em organizar eventos “e isso é extremamente importante para eles porque, além da questão do conhecimento, desenvolvem habilidades de organização, de interação com a comunidade. Os acadêmicos nos deixam muito surpresos com a qualidade dos projetos que desenvolvem. Estão todos de parabéns!”.

Professor Diogo Contijo Borges, coordenador da Liga Empreendedora Universitária, apresentou o projeto “Educação Empreendedora: Estimulando conceitos empreendedores em jovens de escolas públicas de Alfenas-MG”. Ele comenta que é importante os alunos participarem das apresentações, pois isso contribui para seu crescimento profissional. “Com esta experiência, eles estarão mais preparados para enfrentar outros desafios profissionais”.

A estudante de Medicina Mônica Caroline de Lima Ferreira apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Liga de Pediatria. Para ela, a participação no Fórum é muito importante porque mostra para a Universidade o que está acontecendo dentro da Liga, formalizando todo o processo e “também nos ajuda a ter mais noção do que a gente precisa aprimorar”.

O acadêmico de Contabilidade Cristian Fressato apresentou o trabalho “Contabilidade Solidária”. Em sua opinião, participar desse evento traz diversos benefícios para sua vida acadêmica, já que é uma chance de publicar um artigo sobre seu projeto. “O Fórum é de grande importância para nós, acadêmicos”.



UNIFENAS Rural



“Empreendedorismo no Agronegócio” foi o tema do 16º Seminário UNIFENAS Rural (este ano realizado em parceria com o SEBRAE), que trouxe como palestras “Empreendedorismo”, pelo proprietário da empresa Café Brasil e egresso da UNIFENAS, Benedito Roberto Staut; e “Empreendedorismo no Agronegócio SEBRAE”.

De acordo com professor Dr. Paulo Henrique Sabino, coordenador do evento, o programa UNIFENAS RURAL tem como objetivo contribuir no desenvolvimento cientifico dos alunos, trabalhando tanto a escrita quanto à oratória através da elaboração e apresentação de resumos. O programa permite também que os alunos trabalhem com produtores rurais, permitindo que os estudantes tenham contato com o campo tornando-se mais competitivos e prontos para o mercado de trabalho. O UNIFENAS Rural é composto por docentes qualificados de diferentes áreas, aumentando o leque de busca por conhecimento pelos alunos.

“Em seus 17 anos, o programa já atendeu a cerca de 500 unidades compostas por propriedades rurais, escolas, creches e parques, por meio da participação de 800 alunos. Foram promovidos 16 seminários vistos por mais de 760 participantes entre universitários, professores, técnicos, autoridades do setor agropecuário e produtores rurais. No campo de divulgação dos seminários, foram publicados 14 anais e mais de 1000 resumos, com divulgação em diversas instituições. A implantação de programas que buscam melhorar a formação dos discentes é cada vez mais necessária devido à competividade do mercado de trabalho, mostrando a importância da realização de eventos de tamanha grandeza do programa UNIFENAS RURAL”, ressalta o professor Paulo.