Professores de diversos câmpus da UNIFENAS, em Alfenas, durante a abertura do PRODDU e o Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico
Colaboração Pró-reitoria AcadêmicaA UNIFENAS, pautando-se pela qualidade de ensino e constante atualização de seu corpo docente, oferece, inicialmente aos docentes vinculados aos Núcleos Docentes Estruturantes de seus cursos de graduação uma capacitação sobre as metodologias inovadoras de aprendizagem.
A capacitação é oferecida em parceria com a Expertise Educação de São Paulo e compõe o Programa de Desenvolvimento Docente da UNIFENAS (ProDDU).
O programa está sendo ofertado aos docentes de todos os câmpus da UNIFENAS e visa atualizar o seu corpo docente quanto às metodologias ativas/inovadoras de ensino e aprendizagem, por meio de workshops e oficinas, possibilitando a sua implementação, por eles, em salas de aula, de modo a favorecer a consecução de melhores resultados na aprendizagem discente.
A capacitação ofertada pelos professores da Expertise Educação, Dr. Fábio Reis, Dr. Rodrigo Capelato, Dra. Ana Valéria Reis, Diego Amaro de Almeida e Dra. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva desenvolverá nos docentes o domínio de quatro técnicas: 1ª Peer Instruction (PI): “instrução entre pares”. Entendimento e aplicabilidade de conceitos, utilizando-se a discussão entre os alunos. A metodologia implica leitura prévia, questões pré-aula, exposição em sala de aula e questões conceituais. 2ª Team-based Learning (TBL): “aprendizagem baseada em times”. Entendimento e aplicabilidade de conceitos, utilizando-se a discussão entre os alunos. A metodologia implica formação estratégica de times, verificação da leitura prévia e aplicação de problemas. 3ª Think Pair Share (TPS): “Pensar, Compartilhar, Mostrar”. Entendimento e aplicabilidade de conceitos, utilizando-se a discussão entre os alunos. A metodologia implica verificação de leitura prévia, interação entre alunos, competência comunicativa oral e escrita. 4ª Sala de Aula Invertida e o Modelo de Rotação: os estudantes se preparam previamente para as atividades de sala de aula; em sala, praticam os conceitos aprendidos; em casa, revisam o conteúdo e estendem seu aprendizado. Modelo de rotação: um curso ou uma disciplina em que os estudantes alternam entre modalidades de aprendizagem em um cronograma fixo ou a critério do professor, em que pelo menos uma delas é o ensino on-line. Outras modalidades poderiam incluir atividades como ensino em pequenos grupos ou da classe inteira, projetos de grupo, tutoria individual e tarefas escritas. Os estudantes aprendem principalmente na escola física, exceto por alguma lição de casa.
O prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, contextualiza “que as metodologias ativas serão uma realidade na UNIFENAS, o professor deve ser conectado, dotado de técnicas e habilidades que possam incitar no discente a sua real capacidade de reflexão de aprender a aprender e principalmente compreender que o jovem mudou e para isso os docentes devem estar aptos a proporcionar o ensino rico, instigante e debatedor, levando-o a buscar conhecimento além muros da Universidade”.
O Pró-reitor complementa que anualmente os gestores participam do Fórum de Gestores da UNIFENAS, momento de planejamento em que os coordenadores em atividades de imersão discutem profundamente as mudanças no ensino superior e partir deste fórum, proposições acontecem com objetivo de desenvolver os docentes com foco e perseguição ao ensino de qualidade, por isso o ProDDU sempre abordará temas propícios ao ensino superior brasileiro, sendo metodologias inovadoras, o primeiro tema projetado. “Estamos ofertando condições para o domínio das metodologias inovadoras de aprendizagem, e o próximo passo será desenvolvê-los em instrumentos de avaliação do processo de ensino aprendizagem.”
Prof. Mário Sérgio destaca o apoio institucional recebido, e o investimento realizado, no desenvolvimento docente e de infraestrutura, inicialmente no câmpus de Alfenas, com a construção de dois laboratórios de Metodologias Inovadoras de Aprendizagem.